No ginásio da Aleam, Open foi marcado ainda pela inclusão de atletas diferentes tipos de deficiência – física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial
Aproximadamente 700 atletas disputaram o Open Internacional de Luta Livre Profissional 2025, segunda competição oficial da modalidade no calendário de eventos na temporada. A competição movimentou o ginásio da Assembleia Legislativa do Amazonas no último domingo (26), em Manaus.
Um dos pontos altos do Open, uma realização da Federação Internacional de Luta Livre Esportiva Profissional e Grappling (FillePro) e da Federação Amazonense de Luta Livre Esportiva e Submission (Fasub), foi a homenagem ao professor Kaio Silva, de Manacapuru, que morreu no dia 9 de abril. Houve um minuto de silêncio ao mestre, que era presença constante nos campeonatos de luta livre.
A competição também contou com atletas de renome no esporte. Uma delas foi a lutadora Ketlen “Esquentadinha”, que é uma das representantes amazonenses no UFC. A atleta mostrou sua força no tatame e conquistou a medalha de ouro, o cinturão e a premiação em dinheiro na disputa do Absoluto Feminino.
Apoiadores da modalidade prestigiaram o evento no ginásio da ALEAM e exaltaram a parceria com a FillePro, a Fasub e os projetos sociais desenvolvidos na capital e interior do estado. Foi o caso do deputado estadual Delegado Péricles e do vereador Coronel Rosses.
“Desde o início do meu mandato, sempre tive o compromisso de apoiar quem trabalha com seriedade pelo esporte amazonense e a luta livre sempre terá o meu apoio”, disse Delegado Péricles, que circulou entre os atletas e professores e participou da entrega de medalhas.
O Open foi marcado ainda pela inclusão de atletas diferentes tipos de deficiência – física, auditiva, visual, intelectual e psicossocial. Além disso, competidores de grande sucesso em modalidades como Wrestling, entre eles Allan Ferreira Matos e David Washington Moreira, e de Jiu-Jítsu, como Joãozito Pitbull (White House) e Gabriel Vitor “Hulkzinho” (Melqui Galvão Manaus) marcam presença no tatame do campeonato de luta livre.