Operário acerta com Ricardo Montoro para o cargo de diretor executivo de futebol do clube em 2024
Ex-Joinville-SC, Montoro também teve passagem vitoriosa no Manauara em 2021, e agora vai coordenar o futebol do Sapão da Terra Preta
Nos preparativos para disputar o Campeonato Amazonense de 2024, o Operário Esporte Clube segue fortalecendo a equipe dentro e fora de campo, e tem um novo diretor executivo de futebol. Trata-se de Ricardo Montoro, que estava no Joinville-SC e estará de volta ao futebol amazonense para compor os trabalhos na temporada do Sapão da Terra Preta.
Ricardo Montoro é natural de Marília (SP) e transita pelo ambiente futebolístico desde 1999. Ele iniciou sua carreira como treinador dos elencos sub-15 e sub-17 do Fluminense-SC. Ricardo também tem rodagem nas categorias de base e como auxiliar técnico do profissional de Joinville. No total, foram nove anos atuando ativamente no clube catarinense, até o retorno na temporada de 2022.
O dirigente chegou ao futebol amazonense em 2021 para coordenar o projeto do Manauara EC, fundado um ano antes. Ao lado do Operário, o Robô conquistou o acesso à primeira divisão local e fechou a campanha daquele ano com o título invicto. Montoro projeta o novo desafio e destaca o trabalho realizado com jovens atletas.
O projeto apresentado pelo Operário, através do presidente Félix e do presidente Felipe, foi o motivo de eu aceitar o desafio de voltar ao futebol amazonense, que está em franco crescimento. Fui feliz no estado nas duas temporadas que estive no Manauara, juntamente com o Presidente Marcus, iniciando um projeto que hoje é uma realidade. Esse ano, o Operário vem com um pensamento desafiador querendo o seu crescimento a nível estadual e nacional. O Operário é um clube que dá oportunidades para os garotos da base e isso é essencial, pois a base é fundamental para um clube no seu crescimento. São seus ativos para futuros negócios.
Ricardo Montoro
Algumas das atribuições de Montoro na direção do clube serão o funcionamento operacional geral, mapeamento de mercado, contratação de atletas e coordenação das atividades do cotidiano, entre outras. De acordo com Felipe Santos, vice-presidente do Operário, a contratação de Montoro corrobora com o planejamento de evoluir os processos e profissionalizar cada vez mais o clube.
Estamos trabalhando para profissionalizar os setores, principalmente o departamento de futebol. Um departamento profissional nos ajuda a alcançar os objetivos, acima da média que foi nos últimos anos. O propósito da diretoria esse ano é lutar por algo novo, o título do Campeonato Amazonense, a vaga da Copa do Brasil, Copa Verde e Série D. Então nós estamos buscando o novo, mas sendo profissionais, dentro da realidade do clube. Mesmo com o orçamento apertado, estamos montando um trabalho que seja de propósito pela conquista.
Felipe Santos, vice-presidente do Operário
Até aqui, o Operário anunciou as chegadas do técnico Marquinhos Piter e seis atletas do elenco. Montoro detalha o processo de busca por peças no mercado, para que o Sapão consiga montar uma equipe competitiva. O dirigente também depositou confiança no trabalho da comissão técnica.
Já estamos trabalhando na contratações de atletas no mercado, que estejam dentro do perfil planejado e modelo de jogo que o Operário vai apresentar, juntamente com a direção, comissão técnica encabeçada pelo Marcos Píter, que é um vencedor e conhece bem o Campeonato Amazonense. Vamos trabalhar para criar os departamentos e processos com seus procedimentos para o clube ter um melhor funcionamento.
Ricardo Montoro
Em 2024, o Campeonato Amazonense terá um novo formato, em dois turnos. As equipes estão divididas em dois grupos, com cinco clubes cada. O Operário faz companhia a Amazonas FC, Nacional FC, Manaus FC e Unidos do Alvorada no grupo A, no primeiro turno. O início do Estadual está previsto para o dia 21 de janeiro. Com data, local e horário a serem definidos pela Federação Amazonense de Futebol (FAF), o Operário estreia diante do Parintins FC, fora de casa.
Com informações da Agência Esportiva LB