Com mais um título estadual e a permanência na Série C, o Gavião do Norte se credencia como o amazonense melhor colocado no RNC
Com o fim da temporada de 2022, a CBF divulgou o novo Ranking Nacional de Clubes (RNC). O Manaus FC saltou cinco posições em comparação ao anterior e agora é o 50º time mais bem colocado do país. Esse resultado representa não só a melhor colocação do Gavião desde sua fundação, como também a melhor posição já alcançada por um time amazonense desde 2012, quando mudou o formato de contagem de pontos.
O novo cálculo é feito levando em consideração o desempenho do clube nas últimas cinco temporadas. O ano mais recente tem o maior peso, com a pontuação multiplicada por cinco e assim vai decrescendo consecutivamente. Com os resultados nas competições brasileiras deste ano, o Esmeraldino conquistou mais 346 pontos, somando ao todo 2.327 e ficando empatado com o Novorizontino-SP, que ocupa o 49° lugar.
O Manaus é o terceiro melhor time colocado da região norte, ficando atrás apenas de Paysandu e Remo que estão respectivamente em 43° e 38°. O presidente do Gavião, Giovanni Silva, falou sobre importância e o que representa para o clube essa evolução.
“O fato de subirmos mais 5 posições no ranking de clubes, estando na 50° posição entre todos do país é um motivo de grande orgulho para mim e toda nossa diretoria. Vale ressaltar que essa é uma conquista de todos que trabalham no Manaus Futebol Clube e agradeço pelo esforço e luta diária em prol do time. Temos absoluta certeza que esse lugar que ocupamos hoje é fruto natural de um trabalho sério, competente e honrado de todos que fazem parte desses nove anos de trajetória. Que Deus possa continuar nos abençoando cada vez mais para juntos seguirmos fazendo história no Manaus FC”.
E o presidente de honra, Luís Mitoso, destacou que, mesmo com a posição já expressiva, o clube segue em busca de mais crescimento para as próximas temporadas.
“Dizer hoje que o Manaus FC está entre os 50 melhores clubes do Brasil coroa não apenas o nosso trabalho, como também novas equipes, reestruturação das antigas e o torcedor de volta. Todos contribuíram para essa mudança, desse novo momento que o futebol amazonense vive. E tudo começou lá em 2013, com um clube que muitos diziam que seria passageiro. Sonhamos muito e com muito suor, ao lado dos nossos torcedores, patrocinadores e parceiros, estamos conquistando nossos objetivos. Seguimos trabalhando por mais, queremos chegar aos 30, 15 e até aos 10. E nós vamos, se Deus quiser”.
O RNC é utilizado como critério para a separar os times que farão parte da Copa do Brasil. Em 2023, o Manaus FC fará parte do Pote D e enfrentará um dos times do Pote H (Águia de Marabá-PA, Athletic-MG, Camburiú-SC, Cordino-MA, Democrata-MG, Falcon-SE, Parnahyba-PI, Princesa do Solimões-AM, Resende-RJ e São Francisco-AC), sendo definido por sorteio.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Manaus FC