(Foto: REUTERS/Molly Darlington)
Foi suado, mas o Brasil conquistou sua primeira vitória no vôlei sentado feminino pelas Paralimpíadas de Tóquio, na manhã da última sexta-feira (27). Com a amazonense Laiana Rodrigues em quadra, a Seleção bateu o Canadá de virada por 3 sets a 2, com parciais de 21/25, 26/24, 25/20, 27/29 e 17/15 em 2h40 de jogo. As canadenses venciam por 2 sets a 0 e tinham o ponto do jogo nas mãos, mas as brasileiras bravamente salvaram e buscaram a virada na sequência.
Laiana admitiu o clima de ansiedade da primeira partida, destacou a dificuldade para alcançar a primeira vitória e se manteve confiante na conquista do pódio ao fim da competição.
“O clima foi ótimo… tenso! Hoje estávamos comentando sobre a tensão e ansiedade da estreia, já passou! Agora vamos seguir em frente com olho no pódio, mas um jogo de cada vez, assim como o jogo de ontem, jogado ponto a ponto. Com essa vitória de virada, a nossa confiança aumenta, creio que no próximo jogo estaremos mais inteiras, mais concentradas e com mais vontade de vencer”, comentou Laiana, que busca a segunda medalha paralímpica.
Apesar dos 39 anos de idade, a Laiana iniciou no Vôlei Sentado há apenas seis anos e rapidamente ascendeu à Seleção Brasileira. Resumidamente, aos 18 anos, ela teve um quadro de dengue hemorrágica que acabou desencadeando a Síndrome de Guillain-Barré, doença que atinge o sistema imunológico e que causou uma sequela na perna direita.
>Leia mais: Medalhista na Rio 2016, paratleta do AM se prepara para os Jogos de Tóquio
A amazonense, que joga pelo SESI Suzano-SP, disputa as Paralimpíadas pela segunda vez na carreira. Na estreia, na Rio 2016, conquistou a medalha de bronze com a equipe brasileira. Além deste feito, soma outras três medalhas de Prata nos Jogos ParaPanamericanos de 2015, 2017 e 2019, este último disputado em Lima, que garantiu a classificação para Tóquio.
Com a vitória por 3 sets a 2, o Brasil está na segunda posição do Grupo A, atrás apenas da Itália, que venceu o Japão por 3 a 0 também nesta sexta. As brasileiras voltam à quadra neste domingo, às 8h30 (de Brasília), diante das anfitriãs japonesas. As duas melhores equipes de cada chave avançam às semifinais.