Paratletas de jiu-jitsu e atletismo do AM embarcam para competições nacionais
(Foto: Milly Barreto/Faar)
Acontece neste fim de semana, nos dias 23 e 24, em Brasília, o Meeting Paralímpico Loterias Caixa de Atletismo, Halterofilismo e Natação, idealizado e criado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), que tem como objetivo promover o desenvolvimento da prática esportiva nos municípios e estados do país, contribuir para o aprimoramento técnico das modalidades em disputa e propiciar oportunidades de competição aos atletas paralímpicos de elite.
O Amazonas levará dois paratletas e um atleta-guia, em meio a 251 atletas do atletismo, halterofilismo e natação, de 31 clubes de 12 unidades da federação. A corredora Camili Vitória, de 18 anos, representará o estado nas provas de 100m e 200m, na categoria T11. Ela também busca a classificação para o Campeonato Brasileiro da modalidade, previsto para início de 2022.
“Muito feliz e ansiosa também. Estou me sentindo confiante. Meu objetivo é bater o índice nacional e trazer medalhas para o Amazonas”, afirmou a corredora.
O experiente corredor Nelson Peres, 33, também estará na disputa na categoria T11 nas provas de 400m e 800m. Tanto ele quanto Camili contam com o atleta-guia Gabriel Couto. “Eu vou guiar os dois. Para mim, realmente é uma alegria. Nós vamos estar lá fazendo o melhor para que eles tragam um bom resultado”, disse.
O trio integra a Associação Paradesportiva do Norte (Apan), que realiza os treinamentos diários na pista de atletismo da Vila Olímpica, zona centro-oeste.
O Meeting Loterias Caixa já passou por Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba e Rio de Janeiro. Até dezembro, 16 cidades brasileiras receberão ao menos uma etapa do evento com provas de atletismo, halterofilismo e/ou natação, que serão realizadas de acordo com todos os protocolos sanitários estabelecidos pelo CPB.
Parajiu-jitsu
Das pistas de corrida para o tatame, os amazonenses Jhonatas Machado, faixa-azul de 42 anos, e Ender Oliveira, faixa-preta de 37 anos, disputam, no sábado (23), a 1ª Copa Floripa de Parajiu-jitsu, em Florianópolis. Ender confia na preparação para trazer a medalha para o Amazonas.
“Estou preparado para essa competição. Tanto mentalmente quanto fisicamente. Consegui fazer tudo certo: dieta, alimentação, preparação física”, enfatizou.
*com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar)