Esportes Olímpicos

Paratletas do AM vencem Brasileiro de Vôlei Sentado e destacam apoio e incentivo

A vitória garantiu vaga para o Campeonato Brasileiro Série Ouro, que acontecerá no mês de dezembro, em São Paulo

A equipe da Associação dos Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa) conquistou o título do Campeonato Nacional de Voleibol Sentado Série Prata A, na categoria masculino. Com a vitória sobre a equipe de Pernambuco, o time garantiu vaga para o Campeonato Brasileiro Série Ouro, que acontecerá no mês de dezembro, em São Paulo.

“Ficamos entusiasmados com o resultado de acesso à Série Ouro da modalidade, queremos ver cada vez mais profissionais amazonenses se destacando em nível nacional e representando nosso estado. Por meio do investimento do Governo do Amazonas os paratletas Tiberi Reis, Celso Henrique e Cleilson Ribeiro puderam compor a equipe amazonense nesse título inédito”, destacou o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento Faar, Jorge Oliveira.

A conquista do título veio após a partida decisiva contra Associação Pernambucana de Futebol Para Amputados (APFA), com as parciais de 22/25, 25/18, 25/15 e 25/20. A competição aconteceu em Fortaleza e contou com a participação de quatro equipes das regiões nordeste e norte, reunindo mais de 45 atletas na disputa.

“Participar desta competição foi de suma importância para nossa equipe, pois trouxemos um título inédito para o Amazonas, colocamos o time na elite do vôlei sentado, conseguimos vencer as setes partidas sem nenhuma derrota. Agora, iremos continuar os treinamentos com foco na preparação para a Série Ouro, que acontecerá no fim do semestre deste ano”, afirmou a auxiliar técnica Wivianne Jesus.

O paratleta Celso Henrique, praticante da modalidade há menos de um ano, ressalta o significado do título nacional. “Essa foi a primeira vez que disputei um campeonato nesse nível, essa conquista foi o resultado de um longo trabalho e dedicação, agradeço ao apoio recebido, desde as passagens até os treinamentos. Por todos que nos proporcionaram realizar esse sonho”, comentou.

Investimento

Até o mês de setembro, a Faar já disponibilizou mais de 60 passagens aéreas a paratletas de diversas modalidades esportivas. O destaque mais recente vai para equipe de halterofilismo da Associação de Deficientes Físicos do Amazonas (Adefa), os paratletas Eduardo Dantas, Maria de Fátima se classificaram para o WPPO European Open Championships, que acontece em Tbilisi, capital da Geórgia.

“É uma grande honra representar o meu estado em campeonatos tão importantes para o paradesporto. Sabemos do nosso potencial. E sentir o apoio de pessoas que acreditam na gente é revigorante e nos faz querer ir mais longe”, comentou Eduardo Dantas, medalha de ouro no Meeting Paralímpico Loterias Caixa 2022, em Natal.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar)