Ícone do site Portal Esporte Manaus

“Perneta da ZL” faz vaquinha para disputar Brasileiro de futebol de amputados

O jovem de 18 anos busca arrecadar fundos para conseguir viajar rumo à Fortaleza, onde acontece a competição em novembro

O amor pelo futebol e a vontade de estar em campo superam qualquer adversidade. Prova disso é o amazonense Alexandre Souza, mais conhecido como “Perneta da ZL”, que é deficiente físico, não tem a perna direita, mas de maneira alguma desistiu de mostrar seu talento nas quatro linhas.

O jovem de 18 anos está realizando uma campanha para arrecadar dinheiro e assegurar participação do Campeonato Brasileiro Série B de futebol de amputados. Alexandre vai atuar pelo SSA Amput, time da Bahia que é o atual campeão Norte/Nordeste da modalidade e chega com a ambição de conseguir uma vaga na primeira divisão nacional.

Por meio das redes sociais, o “Perneta da ZL”, que mora no bairro do São José, zona leste de Manaus, iniciou a divulgação da vaquinha, para custear a viagem e outras despesas durante o período da competição. Aos interessados em ajudar, qualquer valor é válido, a chave pix do atleta é a seguinte: (92) 99518-2060.

O Campeonato Brasileiro Série B de futebol de amputados acontecerá dos dias 2 a 6 de novembro deste ano. Hoje, Alexandre não conta com qualquer tipo de patrocínio, e depende dos valores arrecadados para realizar o sonho de disputar a primeira competição com outros atletas da mesma categoria.

História

Aos quatro de anos de idade, Alexandre perdeu sua perna direita em um grave acidente envolvendo uma caçamba. O triste fato, que obrigou a criança a diversas adaptações, foi complicado de assimilar inicialmente, ele não queria aceitar a sua deficiência e ainda sofria bullying na escola.

“Eu não aceitava a minha deficiência, as pessoas bagunçavam comigo, me chamavam de saci, essas coisas, eu não aceitava, me sentia humilhado e muito rejeitado”, disse Alexandre.

https://portalesportemanaus.com.br/wp-content/uploads/2022/10/WhatsApp-Video-2022-10-12-at-11.06.33.mp4

Ele morou parte da infância no município de Bragança, no Pará, onde uma mulher não identificada, que via Alexandre pulando muito, com dificuldades de locomoção, se compadeceu da situação e deu um par de muletas a ele. Com o passar do tempo, Alexandre aceitou carinhosamente o apelido de “Perneta da ZL” e foi se superando dia após dia.

Perneta retornou a Manaus e começou a desencantar nas quatro linhas, mesmo com a deficiência. Seu talento foi descoberto na quadra do Zezão, no bairro onde mora. Por lá, Alexandre foi campeão da da Copa Caz, sendo o atleta revelação. Ele também passou pela escolinha do Real Manaus e a equipe Godão.

Atualmente, Perneta faz parte do time Amigos do Tubinha, uns dos maiores do futebol amador do Amazonas, que o acolheu e rendeu mais troféus à galeria do jovem, que sonha alto e vê na Série B do Brasileiro de Amputados, a oportunidade de mostrar sua capacidade para o Brasil.

Sob supervisão e edição de Lucas Queiroz

Sair da versão mobile