Ícone do site Portal Esporte Manaus

Pivô de polêmica na final do Paulistão apitará Manaus x Volta Redonda

(Foto: Gazeta Press)

Após se recuperar e voltar a vencer na Série C, batendo o Santa Cruz no Arruda, o Manaus se prepara para receber o Volta Redonda pela 11ª rodada, na Arena da Amazônia, às 15 horas (de Manaus) do próximo domingo (8). A CBF confirmou a equipe de arbitragem da partida, que será comandada pelo paulista Adriano de Assis Miranda. Em 2018, ele participou da polêmica final do Campeonato Paulista entre Corinthians e Palmeiras como quarto árbitro, jogo marcado por acusações de interferência externa na decisão dos árbitros.

No duelo da Série C, Adriano será auxiliado por Fábio Rogério Baesteiro e Alberto Poletto Masseira. Freddy Rafael Lopez Fernandez, do quadro do Amazonas, será o quarto árbitro, e Reginaldo Vasconcelos Noronha será o analista de campo.

Participação direta na polêmica

O lance em questão ocorreu aos 26 minutos do segundo tempo do clássico que decidiu o Estadual. O volante Ralf derrubou o atacante Dudu na área do Corinthians. O árbitro central Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza marcou pênalti, mas voltou atrás depois de ouvir relato do quarto árbitro, Adriano de Assis Miranda, após mais de dois minutos de jogo parado.

Adriano Miranda no dérbi paulista (Foto: Agência Palmeiras)

O pênalti foi de fato desmarcado, o Corinthians devolveu o 1 a 0 do jogo de ida no tempo normal e venceu nos pênaltis, sagrando-se campeão em pleno Allianz Parque. O Palmeiras abriu inquérito para tentar provar a suposta interferência externa na decisão do árbitro Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza em anular o pênalti que havia marcado, vale lembrar que naquela época, o VAR ainda não era usado no futebol brasileiro. Após investigações e depoimentos , o TJD-SP (Tribunal de Justiça Desportiva do Estado de São Paulo) optou por arquivar o caso.

Esta será a segunda participação de Adriano nesta Série C. Em 12 de junho, ele apitou a vitória do Paysandu por 2 a 0 sobre o Jacuipense, na Bahia, pela 3ª rodada do primeiro turno. O confronto entre Manaus e Voltaço pode valer ao time da casa uma volta à zona de classificação do grupo A, com atuais 14 pontos, ou a ampliação da liderança da equipe carioca, que tem 17 pontos.

Sair da versão mobile