Piza evita pensar na Copa do Brasil, mas frisa: “São Raimundo tem uma história grande”
(Foto: Ismael Monteiro/Manaus FC)
O sorteio da Copa do Brasil de 2022, realizado na última segunda-feira (17) colocou frente a frente os dois representantes amazonenses da competição: Manaus e São Raimundo. O duelo entre campeão e vice do último estadual ainda terá data, horário e local definidos pela CBF em breve.
O técnico do Manaus, Evaristo Piza, falou com cautela sobre o confronto eliminatório, e preferiu focar na fase final de pré-temporada que o grupo faz em Nova Olinda do Norte, visando a estreia no Estadual. Até porque antes mesmo da partida válida pela competição nacional, Manaus e São Raimundo duelam na segunda rodada no Campeonato Amazonense, no próximo dia 29.
“Acho que tudo tem que ser gradativo. Independente do adversário que viria nesse primeiro jogo da Copa do Brasil, é a responsabilidade, não adianta a gente querer pensar no São Raimundo da Copa do Brasil antes de pensar no confronto do Estadual. Temos jogos que antecedem a esse, a gente sabe da responsabilidade desse jogo, independente do adversário, mas pra isso precisamos terminar a pré-temporada aqui com o mesmo empenho, com a mesma dedicação que estamos tendo nas atividades, fazer um único jogo-treino que antecede a estreia e começar bem o campeonato estadual. A partir daí, através dos jogos, se qualificando, evoluindo e se preparando também para a Copa do Brasil, é um dérbi, são dois times do mesmo estado, um grande jogo para o estado do Amazonas. É saber extrair o melhor do grupo pra gente conseguir obter essa vaga”, destacou.
Em 2021, Manaus e São Raimundo protagonizaram uma das melhores finais de Campeonato Amazonense dos últimos anos. Com um gol salvador de Márcio Passos – remanescente no elenco – aos 52 minutos do segundo tempo, o Gavião venceu por 3 a 2 e faturou o quarto título estadual de sua história. Piza não estava no Manaus na oportunidade, mas reconhece a tradição e o peso da camisa do adversário, e acredita que uma boa preparação pode resultar numa vaga à segunda fase.
“Faz parte da história, faz parte do jogo grande no estado. Independente das circunstâncias e de momentos, o São Raimundo tem uma história grande no Amazonas, o Manaus hoje se consolidando, ganhou quatro dos últimos cinco estaduais, hoje está numa competição nacional de maior porte que é a Série C. É um jogo grande, como foi a última final, eu não participei, cheguei depois, muitos falam desse jogo no clube, da maneira que foi, com o gol do Márcio aos 52 minutos do segundo tempo, foram dois jogos bem aguerridos, perdeu o primeiro por 2 a 1 e ganhou o segundo por 3 a 2, e não vai ser diferente. Tanto no Barezão quanto nesse jogo classificatório. Então é se preparar bem, não só pra esse jogo como para todos os outros, foi isso que eu falei pro grupo também e independente da competição, e também do adversário o nosso nível de concentração é com intensidade, independente se jogarmos na Arena da Amazônia ou em qualquer outro campo, tem que ser o mesmo, respeitando o adversário, colocando nossa característica de jogo, nossa imposição”, finalizou.
Vivendo a última semana de preparação para a temporada, o Manaus encerra estadia em Nova Olinda do Norte no próximo sábado (22), quando enfrenta a Seleção do município em jogo-treino, no Estádio Ivanoel Nogueira, onde o elenco também tem treinado. Antes do primeiro encontro da temporada com o Tufão da Colina no dia 29, o Manaus estreia em 2022 no dia 26 contra o Fast Clube, às 15h30, na Arena da Amazônia.
*com colaboração da Assessoria de Imprensa do Manaus FC