Piza explica remontagem do Manaus e avalia defesa do título: “Não vai ser um nível simples”
(Foto: Ismael Monteiro/Manaus)
Com a pré-temporada já iniciada, o Manaus apresentou novidades na noite da última quarta-feira (5), tanto no elenco, quanto na comissão técnica para 2022. Responsável por conduzir o clube ao último jogo do acesso à Série B em 2021, o técnico Evaristo Piza renovou o vínculo com o Gavião do Norte e seguirá no comando.
Contratado na virada de turno da terceira divisão, no fim de julho, Piza encontrou um grupo já formado e tentou se adaptar às opções que tinha na oportunidade. Contudo, para a nova temporada, muitos jogadores saíram e o treinador participou da escolha das novas peças do elenco esmeraldino, foram sete permanências e 14 aquisições no mercado.
Piza revelou os critérios levados em consideração na hora de contratar em conjunto com a direção e se mostrou bem flexível quanto a formação e estilo de jogo que vai adotar nessa nova etapa.
“A maioria dos atletas que estão aqui tem o aval de todos, em termos de análise, do que pensamos como equipe. Discutimos muito uma maneira de jogar, falei com o grupo na apresentação, não sou um treinador que defino um esquema e só vou com ele. Preciso analisar o dia-a-dia e ver a resposta que vão me dar para inserirmos uma característica de jogo, e isso foi desde a montagem, atletas com um perfil de velocidade, força, intensidade, regularidade, minutagem, a busca do grupo foi em cima disso, de números, atletas vencedores também, porque é a necessidade do clube, precisa ser campeão estadual, trazer metas de Copa do Brasil. Então esse foi o perfil buscado na montagem desse elenco”, disse.
Atual campeão amazonense, o Manaus tem a missão de defender o título e faturar a taça pela quinta vez em sua história. Por sua vez, Piza é estreante na competição, mas já tem noção dos obstáculos que terá que enfrentar para ser campeão, contudo, frisou que conta com a ajuda dos membros da cúpula esmeraldina e comissão para conhecer mais a fundo o contexto completo do Barezão. O comandante esmeraldino não fugiu do favoritismo e projetou uma equipe regular independente das situações que forem surgindo.
“Falei bastante com a diretoria, que conhece bem a competição, a importância de alguns jogadores que permaneceram, que tem experiência na competição. Vou analisar alguns jogos da temporada anterior para conhecer um pouco da característica dos treinadores, das equipes, vi a montagem de alguns elencos, percebi que não vai ser um nível simples. Nacional montou bem com o Mancha, o Amazonas também, o Aderbal Lana conhece bem a competição, o Oliveira Canindé conhece muito os jogadores, então todo cuidado, todo respeito, mas sabendo da nossa força. Independente das circunstâncias, do adversário e de onde será o jogo, nosso nível de jogo e performance deve ser o mesmo”, destacou.
Apesar de ter iniciado os trabalhos na capital amazonense, o grupo embarca nesta sexta-feira (7) com destino ao município de Nova Olinda do Norte, distante 134 km de Manaus, para 15 dias de pré-temporada, além de um amistoso contra a Seleção da cidade. Piza detalhou o planejamento para a estadia no interior do Amazonas e afirmou que o ritmo vai ser moderado, visando uma evolução física e tática no decorrer da temporada.
“A intertemporada vai ser curta, teremos 18 sessões de trabalhos práticos com um grupo novo, vai ser importante a experiência de alguns jogadores, ajudando a conduzir e construir nosso conjunto, nossa parte física jogando. Vamos ter no dia 22 um jogo-treino, voltamos no dia seguinte pra organizar e jogar no dia 26. Nesses treinos, não posso exceder muito, vamos buscar esse equilíbrio, essa conversa, o controle junto com a comissão técnica para equilibrar bastante as cargas. Vou precisar também do direcionamento da diretoria sobre os adversários, a montagem das outras equipes, a característica de jogo. Vamos ter um pouco de dificuldade de não ter tanta informação quanto numa Série C. Vou ter a ajuda do meu auxiliar Lenine na busca de informações, para que possamos ser assertivos nas decisões, conseguir os resultados e o título”, finalizou.
A temporada de 2022 reserva calendário cheio pro Gavião do Norte, com Campeonato Amazonense, Copa do Brasil, Copa Verde e Série C do Campeonato Brasileiro. A estreia no Barezão está marcada para o dia 26, contra o Fast, com horário e local a serem definidos e divulgados pela FAF.