Pré-jogo: Amazonas encara o Operário-PR em busca de primeira vitória como visitante na Série B
Após bater o Mirassol, Onça-pintada mira a primeira página da tabela em confronto diante do Fantasma, que vive jejum de vitórias
Nesta segunda-feira (3), o Amazonas FC vai até Ponta Grossa (PR), no Estádio Germano Krüger, para tentar a primeira vitória fora de casa nesta edição da Série B do Campeonato Brasileiro. Às 20h (de Manaus), a Onça-pintada enfrenta o Operário pela 8ª rodada da competição.
Duas das equipes que conquistaram o acesso à Segundona, Amazonas e Operário duelaram uma vez na história, pela Série C de 2023. O Fantasma abriu 2 a 0, mas o time amazonense buscou o empate por 2 a 2. O encontro desta segunda terá transmissão ao vivo e com imagens nos canais Premiere, na TV por assinatura e streaming, TV Brasil, na TV aberta, e no GOAT, gratuitamente no Youtube.
O Operário teve início positivo nesta Série B, com vitórias seguidas sobre Avaí e Ituano. No entanto, o time caiu de rendimento e chegou ao quinto jogo consecutivo sem vitórias, totalizando um mês sem saber o que é vencer. A equipe vem de uma dura derrota para o Coritiba por 3 a 0 no confronto paranaense. O Fantasma iniciou a rodada na 12ª colocação, com nove pontos.
Para pegar o Amazonas e tentar reencontrar o caminho das vitórias, o técnico Rafael Guanaes tem o retorno do volante Rodrigo Lindoso, que cumpriu suspensão diante do Coxa. A dúvida fica por conta do atacante Felipe Augusto, que esteve em recuperação de uma lesão na coxa esquerda nos últimos dias e desfalcou a equipe.
Diante da falta de resultados positivos e a atuação abaixo contra o Coritiba, Guanaes admitiu que deve fazer mudanças no time titular e dar oportunidade a atletas que têm saído bem do banco de reservas. O Operário pode mandar a campo: Rafael Santos; Sávio (Santiago Ocampos), Alemão, Willian Machado e Lucas Hipólito; Rodrigo Lindoso, Paraíba e Vinícius Diniz; Rodrigo (Pedro Lucas), Maxwell e Felipe Garcia.
O Amazonas estreou o técnico Rafael Lacerda e voltou a vencer na última rodada da Série B. A importante vitória por 1 a 0 sobre o Mirassol em casa fez a equipe aurinegra respirar na tabela, com oito pontos na 14ª colocação, fora da zona de rebaixamento. Longe de casa, a Onça-pintada teve um empate e duas derrotas nesta Segundona até agora.
Os volantes Mantuan e PH, e os atacantes Gustavo Ermel, Juninho, Weverton e Dentinho estão em recondicionamento físico para ficarem à disposição da comissão técnica em breve. Após empréstimo com título na Macedônia do Norte, o atacante Luan Santos foi reintegrado ao elenco nesta semana, mas só poderá ser inscrito na Série B quando a janela de transferências for aberta em julho.
Desfalques contra o Mirassol, o zagueiro Miranda e o lateral-direito vivem situações diferentes. Miranda está de volta após cumprir suspensão automática, enquanto Patric segue em tratamento de uma lesão muscular e está fora deste jogo. Ezequiel será titular novamente no setor.
O técnico Rafael Lacerda deve fazer mudanças pontuais na equipe titular, mas a base dos últimos jogos pode ser mantida. O Amazonas pode ir a campo com: Marcão; Ezequiel, Ivan Alvariño, Diogo Silva e Fabiano; Wendell, Xavier e Rafael Tavares (Diego Torres), Matheus Serafim, Matheusinho e Sassá.
Árbitro: Bruno Mota Correia (RJ)
Árbitro Assistente 1: Raphael Carlos de Almeida Tavares dos Reis (RJ)
Árbitro Assistente 2: Thayse Marques Fonseca (RJ)
Quarto Árbitro: André Ricardo Martins (PR)
Assessor: Antônio Rogério Batista do Prado (SP)
Árbitro de Vídeo: Daiane Muniz (FIFA) (SP)
AVAR: Alberto Poletto Masseira (SP)
Observador de VAR: Newton dos Reis Barreira (SP)