Amazonas FCEsporte local

Pré-jogo: Amazonas FC inicia segunda temporada consecutiva na Série B contra o Goiás nesta sexta, fora de casa

A Onça-pintada chega embalada pelo título estadual e busca começar sua segunda campanha na Segundona com o pé direito

Após conquistar o título do Campeonato Amazonense de 2025, o Amazonas FC volta suas atenções para a Série B do Campeonato Brasileiro de 2025. A equipe estreia nesta sexta-feira (4), às 18h (horário de Manaus), contra o Goiás, no estádio da Serrinha, em Goiânia. A partida marca a abertura oficial da competição.

Na última temporada, a Onça-pintada fez sua estreia na segunda divisão nacional e teve um desempenho seguro, terminando na 11ª colocação com 52 pontos. A partida terá transmissão com imagens na plataforma de streaming paga Disney+.

Estádio da Serrinha, em Goiânia

O histórico entre as duas equipes é curto, mas amplamente favorável ao Esmeraldino. Os únicos encontros ocorreram na Série B de 2024, com duas vitórias goianas: 1 a 0 na Serrinha e uma goleada por 4 a 0 no estádio Carlos Zamith, em Manaus.

O Goiás chega novamente como um dos postulantes ao acesso à Série A e busca regularidade desde o começo após uma reação tardia em 2024. O time encerrou a competição em sexto lugar, com 63 pontos, depois de uma ótima arrancada com sete vitórias seguidas sem sofrer gols – duas delas contra o próprio Amazonas.

A partida marcará o retorno do técnico Vagner Mancini ao comando do Verdão, que passou por mudanças recentes após a eliminação no Campeonato Goiano e a recente demissão de Jair Ventura.

Mancini dirigiu o Goiás nessa reta final da Série B do ano passado e quase conquistou o acesso. Em 20 jogos, obteve 11 vitórias, cinco empates e quatro derrotas, alcançando um aproveitamento de 63%.

Além da Série B, o Goiás também disputará as finais da Copa Verde contra o Paysandu, nos dias 9 e 24 de abril. Na temporada, o Esmeraldino já entrou em campo 20 vezes, teve oito vitórias, oito empates e quatro derrotas, com 26 gols marcados e 12 sofridos. O elenco goiano passa por reformulação, principalmente no setor ofensivo, e perdeu recentemente o atacante Edu, que se transferiu para o Cuiabá.

A última partida oficial do Goiás foi no dia 19 de março, na semifinal da Copa Verde, contra o Brasiliense. A provável escalação para o duelo contra o Amazonas tem: Tadeu; Willean Lepo, Lucas Ribeiro, Messias e Luvas Lovat; Marcão, Juninho (Rodrigo Andrade) e Rafael Gava (Vitinho); Welliton Matheus, Pedrinho e Breno Herculano (Arthur Caíke).

Poucas horas após levantar a taça do Campeonato Amazonense de 2025, o Amazonas já embarcou para Goiânia e virou a chave para a Série B. Com a confiança em alta após a conquista estadual, a Onça-pintada tenta engrenar de vez na temporada.

O Amazonas começou a temporada sob o comando de Aderbal Lana, mas o jovem Eduardo Barros assumiu a equipe já pensando na disputa da Série B e ganhou um voto de confiança com o título estadual. O elenco aurinegro passou por reformulações nas últimas semanas, e novas mudanças ainda devem ocorrer neste início de competição.

Eduardo Barros conquistou o primeiro título da carreira de treinador

Três das contratações mais recentes, o zagueiro Gabriel Caran, o volante Fernando Neto e o atacante Alex Sandro, viajaram com a delegação e já estão regularizados para atuar. Por outro lado, o técnico Eduardo Barros não poderá contar com o volante Maciel, que segue de fora por lesão.

A tendência é que Barros mantenha a base da equipe que venceu o Nacional na decisão do Barezão. Assim, o Amazonas deve ir a campo com: Renan; Carlos Akapo, Bruno Ramires, Fabiano e Rafael Monteiro; Larry Vásquez, Robertinho e Rafael Tavares; Cocote, Rodrigo Varanda e Vitão (Luan Silva).


Árbitro: João Vitor Gobi (SP)

Árbitro Assistente 1: Daniel Paulo Ziolli (SP)

Árbitro Assistente 2: Anderson José de Moraes Coelho (SP)

Quarto Árbitro: Gabriel dos Santos Queiroz (GO)

Assessor: Ana Karina Marques Valentin (PE)

Árbitro de Vídeo: José Cláudio Rocha Filho (SP)

AVAR: Silbert Faria Sisquim (RJ)

Observador de VAR: Cleidy Mary dos Santos Nunes Ribeiro (SC)

Quality manager: Lucas Dias Almeida (RJ)