Amazonas FCEsporte local

Pré-jogo: Amazonas recebe o Tocantinópolis em busca de vaga nas quartas de final da Copa Verde

Bola rola às 20h (de Manaus), na Arena da Amazônia. Onça-pintada disputa a competição pela segunda vez na história e almeja título inédito

O Amazonas inicia sua trajetória na Copa Verde 2025 nesta quarta-feira (5), enfrentando o Tocantinópolis, às 20h (de Manaus), na Arena da Amazônia. O duelo é válido pelas oitavas de final da competição regional e será decidido em jogo único. Em caso de empate no tempo normal, a vaga será definida nos pênaltis.

O confronto marca o primeiro encontro entre as duas equipes na história. Quem avançar enfrentará nas quartas de final o vencedor do duelo entre Remo e São Raimundo-RR, que acontece na quinta-feira (6), no Mangueirão, em Belém. A Copa Verde voltou a ser atrativa após a CBF confirmar que o campeão garantirá uma vaga na terceira fase da Copa do Brasil de 2026, algo que inicialmente não estava previsto em regulamento.

A partida não tem transmissão ao vivo por imagens prevista. Os ingressos para a partida estão disponíveis tanto online quanto presencialmente, com valores a partir de R$ 20. As vendas presenciais ocorrem a partir das 18h nas bilheterias B (visitante) e D (Amazonas) do estádio.

Sócios-torcedores devem realizar o check-in digital pelo site socioamazonas.com.br. Pessoas com Deficiência (PCD) e idosos a partir de 65 anos têm direito à gratuidade, mediante apresentação de documento comprobatório na bilheteria no dia do jogo. Crianças menores de 5 anos não podem acessar o estádio.

O Amazonas estreia na Copa Verde 2025 buscando um feito inédito: ser o primeiro clube amazonense a conquistar a competição no atual formato. Esta será apenas a segunda participação da equipe no torneio. Em 2024, o aurinegro eliminou o Capital-TO na primeira fase, mas acabou caindo para o Remo nas quartas de final. A vaga foi conquistada após o vice-campeonato estadual do ano passado.

Sob o comando de Aderbal Lana, treinador experiente que venceu duas edições da antiga Copa Norte, o Amazonas quer manter o bom momento na temporada. A equipe segue invicta e lidera o Grupo B do Campeonato Amazonense, com sete pontos. No último fim de semana, empatou em 2 a 2 com o Manaus, após vitórias sobre Sete e Parintins.

Para esta partida, o técnico Aderbal Lana não poderá contar com o lateral-direito Tiago Cametá e nem com o meia Théo Henrique, ambos entregues ao departamento médico. O goleiro Renan, recém-contratado pelo clube, ainda não foi registrado e não está à disposição.

Na última rodada do estadual, Lana levou força máxima a campo e deve manter a base da equipe para a Copa Verde, com: João Lopes; Vinícius Belotti, Thiago Spice, Fabiano e Raimar; Pará, Robertinho e Eliton Júnior; William Barbio, Luan Silva e Sassá.

O time tocantinense busca um feito inédito: avançar às quartas após iniciar o torneio na primeira fase. A única vez que o Verdão chegou a essa etapa foi em 2022, mas começando direto nas oitavas.

Na atual edição, o Tocantinópolis eliminou o GAS-RR na primeira fase, vencendo por 2 a 1 em casa, no último dia 22 de janeiro. Por conta do calendário da Copa Verde, o time teve seus primeiros jogos no Estadual adiados e fará apenas sua segunda partida na temporada diante do Amazonas. Em 2024, a equipe se despediu do torneio nesta mesma fase, após ser derrotada pelo Manaus por 3 a 2, também na Arena da Amazônia.

O Verdão terá apenas um desfalque para a partida: o zagueiro Erivelton, que já não atuou contra o GAS por conta de uma lesão. O time é comandado pelo técnico Reginaldo França, no cargo desde 2024, e conta com um velho conhecido do futebol amazonense: o volante camaronês Kamdem, ex-São Raimundo e Manauara, autor de um dos gols da classificação na fase anterior.

Uma provável escalação do Tocantinópolis em Manaus tem: Jeferrson; Magnum, Pedrão, Gustavo e Madson; Bideli, Kamdem e Rian; Alan Maia, Rodrigo Maranhão e Daivison.

Árbitro: Rafael Martins Diniz (DF)

Árbitro Assistente 1: Lehi Sousa Silva (DF)

Árbitro Assistente 2: Lucas Torquato Guerra (DF)

Quarto Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM)

Analista de Campo: Weden Cardoso Gomes (AM)