Pré-jogo: após primeira vitória fora de casa na Série B, Amazonas visita o América-MG, invicto no Horto
Onça-pintada vem de vitória sobre o Botafogo-SP e agora encara o Coelho, que não perde no Independência há oito meses. A bola rola às 16h (de Manaus)
Em duelo inédito válido pela 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC enfrenta neste sábado (20) o América Mineiro, às 16h (de Manaus), na Arena Independência, em Belo Horizonte (MG). A Onça-pintada colocou ponto final no jejum sem vitórias fora de casa e agora busca o segundo resultado positivo consecutivo longe da capital amazonense para seguir fora da zona de rebaixamento.
O confronto entre América e Amazonas no Horto terá transmissão ao vivo e com imagens nos canais Premiere, na TV por assinatura e streaming, TV Brasil e Bandeirantes, no sinal aberto, e no GOAT, gratuitamente no Youtube.
Tradicional clube de Minas Gerais, o América é forte candidato ao acesso à Série A e briga pelas primeiras posições. O Coelho iniciou a rodada na terceira posição, com 26 pontos somados. O último resultado pela Segundona foi um empate em 1 a 1 com o Sport, fora de casa.
O América mostra muita força quando joga no Horto. Prova disso é que o Coelho não sabe o que é perder no Independência há oito meses. São 15 jogos consecutivos de invencibilidade. A última derrota foi em novembro de 2023, para o Coritiba, ainda pela primeira divisão.
Quem comanda o América é o jovem Cauan de Almeida, que vive sua primeira experiência como treinador efetivo após vasto currículo como auxiliar, inclusive no próprio clube. Sob comando do treinador, o Coelho soma 13 vitórias, oito empates e cinco derrotas nesta temporada.
No meio de semana, o América anunciou o primeiro reforço da janela de transferências, que foi aberta no dia 10. O zagueiro Lucão, ex-São Paulo, estava na Grécia e acertou com o time mineiro para a sequência da Série B. Ele foi regularizado e pode estrear diante da Onça.
O departamento médico do América conta com nomes como Benítez, Júlio, Daniel Borges, Felipe Azevedo, Rodriguinho e Vinicius, todos desfalques para esta partida. A tendência é que Cauan repita a equipe que vem atuando nas últimas partidas, com: Elias; Mateus Henrique, Ricardo Silva, Éder Ferreira e Marlon; Alê, Juninho e Moisés; Adyson, Fabinho e Brenner.
O Amazonas enfim quebrou o jejum como visitante na Série B e conquistou uma vitória fundamental para se manter fora da zona de rebaixamento na última rodada. A Onça-pintada venceu o Botafogo-SP por 1 a 0 e iniciou a rodada na 15ª colocação, com 19 pontos, a dois do Z4.
Para encarar o América, o técnico Rafael Lacerda conta com os retornos do lateral-direito Ezequiel e do meia Rafael Tavares, que cumpriram suspensão em Ribeirão Preto. Quem está fora desta vez por acúmulo de cartões é o volante Jorge Jiménez.
A semana foi movimentada nos bastidores da Onça-pintada. A começar pela saída do zagueiro Diogo Silva, que aceitou uma proposta do futebol chinês e rescindiu amigavelmente com o clube. Por outro lado, o volante Erick Varão, ex-ABC, foi anunciado oficialmente e inclusive é forte candidato a compor o time titular com a ausência de Jiménez.
Alguns reforços contratados nas últimas semanas foram regularizados no BID e estão disponíveis para estrear, são eles: o lateral-direito Tiago Cametá, o meia Jonny Uchuari, e os atacantes Robson Duarte e Jonny Robert. Outros nomes como o goleiro Fabian Volpi e o atacante Dentinho ainda não foram inscritos.
Desfalques no jogo passado por lesão, o lateral-esquerdo Fabiano, e os atacantes Jô e Igor Bolt treinaram normalmente durante a semana e viram opções. Com isso, uma provável escalação do Amazonas no Independência tem: Marcão; Ezequiel, Miranda, Alvariño e Fabiano; Erick Varão (Xavier), Cauan Barros e Rafael Tavares; Matheus Serafim, Ênio e Sassá.
Árbitro: Fábio Augusto Santos Sá Júnior (SE)
Árbitro Assistente 1: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Árbitro Assistente 2: Daniel Vidal Pimentel (SE)
Quarto Árbitro: Daniel da Cunha Oliveira Filho (MG)
Assessor: Márcio Luiz Augusto (SP)
Árbitro de Vídeo: José Cláudio Rocha Filho (FIFA) (SP)
AVAR: Carlos Henrique Cardoso de Souza (RJ)