Esporte localManaus FC

Pré-jogo: colados na zona de classificação da Série C, Manaus e CSA se enfrentam em Maceió

Equipes têm nove pontos e são adversários diretos na briga por uma vaga no G8. Gavião do Norte busca primeiros pontos fora de casa

A incansável busca do Manaus FC pelos primeiros pontos como visitante na Série C do Campeonato Brasileiro de 2023 ganha um novo capítulo nesta quinta-feira (8). No estádio Rei Pelé, em Maceió, o Gavião do Norte enfrenta o CSA, a partir das 19h (de Manaus). A partida é válida pela 7ª rodada da primeira fase da competição nacional.

Este será o segundo embate na história entre as equipes, que foram rivais na primeira fase da Copa do Brasil de 2018, quando o Manaus estreava no torneio. Jogando na Arena da Amazônia, o Gavião do Norte esteve próximo de se classificar, mas o empate em 2 a 2 nos minutos finais favoreceu o time alagoano.

Uma das equipes que vieram da Série B, o CSA começou a terceirona sendo derrotado em casa para Confiança, mas se recuperou e já defende uma sequência de cinco jogos sem perder, e chega com a defesa menos vazada, com apenas três gols sofridos. A última rodada foi de empate em 1 a 1 contra o Altos, no Piauí. Atrás do Manaus, o Azulão é o nono colocado, com nove pontos na conta.

Nas últimas partidas, o técnico Vinícius Bergantin utilizou sistema de três zagueiros, mas sinalizou que poderia mudar para o duelo contra o Gavião do Norte. O que pode colaborar para isso é o desfalque do zagueiro Ednei, com lesão muscular na coxa. Quem deve retornar às opções é o atacante Gabriel Taliari, recuperado de um edema ósseo.

Caso opte por abandonar o esquema com três zagueiro, Bergantin pode ir a campo com: Dalberson; Everton Silva, Paulo César, Rafael Forster e Ernandes; Moisés, Cedric e Tomas Bastos; Iago Teles (Almir Luan), Robinho e Gabriel Taliari.

Vinícius Bergantin foi campeão da Série C no comando do Ituano em 2021

O Manaus vive campanhas completamente opostas quando joga em casa e fora. Na última rodada, comprovou a força jogando como mandante e manteve os 100% de aproveitamento vencendo o Volta Redonda por 1 a 0. O clube deu um belo salto na tabela de classificação, chegou a nove pontos e fecha o G8.

Porém, fora de casa, são três derrotas em três jogos, nenhum gol marcado e cinco sofridos. Diante do CSA, o torcedor esmeraldino alimenta a esperança do cenário longe de seus domínios mudar.

Em relação a equipe, a principal novidade é o retorno do volante Charles, que cumpriu suspensão pelo terceiro cartão amarelo e está apto. Desfalque do último jogo por lesão, o atacante Klenisson também está de volta.

Gabriel Lima voltou bem, deu assistência e pode pintar na equipe titular

Quem segue fora é a dupla de meis Gharib e Jean Carlo, em tratamento de lesões. O atacante Michel está fora, já que negocia para deixar o clube, e por ora, não será mais utilizado pela comissão técnica.

O intervalo curto de descanso e treinamentos, somado à rodada atípica no meio de semana podem fazer com que o técnico Higo Magalhães pouco modifique o time que iniciou diante do Voltaço. Uma provável escalação do Gavião do Norte no nordeste tem: Reynaldo; Lucas Mota, Douglas, Bruno Bispo e Renan Luís; Charles, Felipe Baiano e Gabriel Correia (Gabriel Lima). Gustavinho, Cardoso e Henan.

A partida será comandada por Alex Gomes Stefano, que será auxiliado por Diego Luiz Couto Barcelos e Wallace Muller Barros Santos, todos do quadro do Rio de Janeiro. Ambos de Alagoas, Felipe Wanderley Tenório Uruba e Francisco Carlos do Nascimento serão quarto árbitro e analista de campo, respectivamente.