Esporte localNacional FC

Pré-Jogo: de volta à Série D, Nacional estreia contra o Humaitá-AC, na Colina

Clube amazonense que mais disputou a quarta divisão, com oito participações, o Leão da Vila Municipal tentará o acesso após campanha semifinalista no Estadual

A Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 começa neste final de semana, e um dos representantes do estado do Amazonas será o Nacional, que estreia na competição diante do Humaitá-AC, em duelo válido pelo grupo A1 da quarta divisão nacional, que é composto também por Princesa do Solimões-AM, Tuna Luso-PA, São Francisco-AC, Águia de Marabá-PA, Trem-AP e São Raimundo-RR.

As duas equipes já se enfrentaram na primeira fase da Copa Verde de 2019. Na ocasião, empate em 1 a 1 no primeiro jogo e vitória do Leão por 2 a 0 na partida de volta. O novo embate ocorre neste domingo (7), às 15h (horário de Manaus), no estádio da Colina.

Humaitá e Nacional em ação na Arena da Amazônia, há quatro temporadas

Os ingressos para a partida estão disponíveis para venda física e pela internet. As entradas custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). Para o torcedor adquirir a meia-entrada, existem requisitos obrigatórios: ir com uma camisa do Nacional ou ser doador de sangue.

Pessoas com deficiência e seus acompanhantes, estudantes ou idosos também podem ter acesso a meia. O portão de entrada 1estará aberto às 12h. Para o torcedor que desejar adquirir seu ingresso online, basta acessar o site (https://bit.ly/3LC5JsA). A compra pode ser feita através do cartão de crédito, débito ou pix. No dia do jogo, a venda de ingressos será feita diretamente na Colina.

Após dois anos sem calendário em torneios nacionais, o Leão da Vila Municipal retorna à Série D com o posto de clube amazonense que mais disputou a competição, partindo para a oitava aparição, em busca de fazer uma boa campanha e brigar pelo acesso à C.

Na primeira parte da temporada, o Nacional foi semifinalista do Campeonato Amazonense e sofreu algumas mudanças desde então. A começar pelo comando técnico, Welington Fajardo não teve o contrato renovado depois do Estadual e deu lugar a João Carlos Cavalo, que estava a frente do Rio Negro.

O amazonense João Carlos Cavalo será o comandante do Leão na largada da Série D

O elenco azulino passou por uma pequena reformulação. Além de 11 renovações, cinco reforços chegaram: os laterais Felipe Cordeiro (ex-Manaus) e Wendel Nery (ex-ASA-AL), assim como o trio ex-Manauara, composto pelos volantes Ítalo e Ícaro, além do atacante Iury Tanque, artilheiro do Barezão.

Por outro lado, o Nacional teve a saída de seis atletas, entre eles, a perda do meia atacante Léo Aquino, destaque e maior marcador da equipe do Estadual, que retornou ao futebol mineiro.

Reforços azulinos, Iury Tanque e Ítalo foram vice-campeões amazonenses pelo Manauara, assim como Ícaro

Como parte da preparação, a equipe fez três jogos-treino, contra uma equipe amadora de Iranduba, além de Manaus e Amazonas. Na estreia como comandante do Naça, Cavalo pode mandar a campo: Jonathan; Clayton (Felipe Cordeiro), Davy Eistein, Paulinho e Gilmar; Natan, Ícaro e Italo; Hitalo, Kiko e Iury Tanque.

Para a segunda participação consecutiva na Série D, o Tourão tenta surpreender em busca de uma vaga para a próxima fase. Na atual temporada, a equipe tricolor vem de um vice-campeonato acreano após perder a final para o Rio Branco. Em competições nacionais, o Humaitá caiu para o Coritiba na primeira fase da Copa do Brasil e foi eliminado pelo Remo na segunda fase da Copa Verde.

Em seu plantel, a equipe acreana chega reforçada com sete novos atletas. Destaque para a permanência do meia Fernandinho, artilheiro do clube no Estadual com 7 gols. Cinco jogadores foram liberados, entre eles, o zagueiro Jomar, ex-Vasco, além do atacante Alesson, vice artilheiro do time. Outra mudança para a Série D foi a efetivação de Maurício Carneiro, que estava interino após a saída de Álvaro Migueis e agora será o técnico.

Com o desfalque do goleiro Tião, que está com dengue, o Tourão de Porto Acre deverá ir a campo com a seguinte escalação: Babau; Cássio, Diego Pereira, João Vitor e Caetano Pires; Pisika, Dudu e Fernandinho; Índio, Aldair e Felipinho.

O árbitro central da partida será Djonaltan Costa de Araújo, do quadro do Pará, enquanto os árbitros assistentes serão do Amazonas: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso e Alexsandro Lira de Alexandre. O quarto árbitro será Freddy Rafael Lopez Fernandes, do quadro local, assim como o analista de campo, que será Weden Cardoso Gomes.