Pré-jogo: em alta, Manaus e RPE Parintins duelam pelo título do segundo turno do Barezão, na Arena
Duelo único deste domingo (7) vale título, vaga na final geral contra o Amazonas e nas competições nacionais de 2025. A bola rola às 18h (de Manaus)
Noite de decisão no futebol baré! Neste domingo (7), Manaus e RPE Parintins disputam o título do segundo turno do Campeonato Amazonense 2024. A bola rola a partir das 18h, na Arena da Amazônia. A final será realizada em jogo único, sem vantagem para nenhuma das equipes. Em caso de empate, o campeão pode ser definido nos pênaltis
Além de garantir vaga na finalíssima do Barezão, onde enfrentará o Amazonas FC, o campeão do returno também conquistará classificação para a Copa do Brasil, Copa Verde e Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. A partida terá transmissão ao vivo e com imagens da TV A Crítica, no YouTube e TV aberta.
Sob a responsabilidade da Federação Amazonense de Futebol (FAF), os ingressos para a partida decisiva serão comercializados a partir de 16h deste domingo, nas bilheterias da Arena da Amazônia, com preços a R$ 15 (meia-entrada) e R$ 30 (inteira). Crianças até 12 anos e idosos não pagam ingressos. Aos torcedores que têm direito, tanto a gratuidade, quanto a meia-entrada, devem comprovar.
Assim como em todos os jogos do Barezão, o torcedor que comprar, no mínimo, um ingresso, ganhará um voucher que deverá ser preenchido e depositado em uma das urnas que ficam nos estádios em dias de jogos. Com isso, terá direito a concorrer a um carro zero km que será sorteado na final geral da competição.
Líder do grupo A na primeira fase, com 10 pontos, o Manaus chega à decisão deste returno de forma invicta, após aplicar duas goleadas. Nas quartas de final, o Gavião fez 5 a 0 no São Raimundo e nas semifinais, passou pelo Unidos do Alvorada com um placar de 4 a 0.
Dono da melhor campanha do segundo turno, o Esmeraldino tem cinco vitórias, um empate e nenhuma derrota, além de ter balançado as redes 19 vezes e ter sofrido apenas dois gols. Sob comando de Renatinho Potiguar, o Gavião renasceu na temporada e agora briga diretamente para voltar ao lugar mais alto do pódio do Estadual.
Após ficar de fora da semifinal, o zagueiro e capitão Gutierrez tem grandes chances de retornar ao time titular, que não deve ser diferente da base das últimas partidas, com Vinícius; André Victor, Gutierrez, Gabriel Recife e Wendel Nery; Felipe Tiririca, Gharib e Adenilson; Renanzinho, Roney e Rafael Ibiapino.
Por sua vez, o RPE Parintins foi o terceiro colocado do grupo B com sete pontos. No mata-mata, o Tourão eliminou o Amazonas nas quartas de final, ao vencer por 3 a 1, e garantiu vaga na final com uma vitória por 2 a 1 sobre o Manauara nas semifinais. Neste returno, a equipe de Rio Preto da Eva conquistou quatro vitórias, um empate e sofreu uma derrota, marcando 15 gols e sofrendo quatro.
Semifinalista do primeiro turno, o Tourão manteve a campanha regular no segundo turno e o equilíbrio nos números. O clube de apenas três anos de fundação vai disputar a primeira final na elite do Campeonato Amazonense e mira o calendário nacional de 2025 como principal objetivo.
Na semifinal contra o Manauara, o técnico Maurinho Fonseca comentou com preocupação o desgaste físico do elenco por conta das seguidas partidas e viagens. Nomes como o lateral Gabriel Henrique saíram com dores musculares, mas devem ir a campo na decisão. Uma provável escalação do Tourão tem: Robert; Marcelo Costa, Fernando Dias, Douglas Nunes e Gabriel Henrique; Victor Léo, Kaique Kainã e Emerson Vagalume; Lucas Sibito, Állefe e Léo Itaperuna.
Árbitro principal: Rafael Ramos Tourinho
Árbitro assistente 1: Whendell Saraiva da Silva
Árbitro assistente 2: Alexsandro Lira de Alexandre
Quarto árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso
Quinto árbitro: Dimmi Yuri das Chagas Cardoso
Árbitro Adicional 1: Halbert Luis Moraes Baia
Árbitro Adicional 2: Elenildo Batista Rodrigues Junior
Analista: Wéden Cardoso Gomes
Delegado do Jogo: Thiago Durante