Pré-jogo: em casa, Amazonas fecha primeira fase da Série C diante do CSA-AL, neste sábado
A Onça-pintada tenta voltar a vencer depois de três jogos para definir a colocação final e partir para a segunda fase da competição
Classificado com duas rodadas de antecedência para a segunda fase da Série C do Campeonato Brasileiro, o Amazonas encara neste sábado (26), o 19º e último desafio da primeira fase, antes de partir para o quadrangular final da competição. O adversário é o CSA-AL, e a bola rola a partir das 15 horas (de Manaus), no estádio Carlos Zamith.
As equipes se enfrentam pela primeira vez na história. O jogo contra o time alagoano pode ser o último da equipe no Zamith no torneio, já que o clube entrou com um pedido junto à CBF para que os embates da segunda fase sejam na Arena da Amazônia.
À venda na bilheteria do estádio, os ingressos custam R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). Para quem não puder comparecer presencialmente, pode acompanhar na transmissão gratuita ao vivo e com imagens no canal ‘Nosso Futebol’, no YouTube. Basta acessar o link.
O Amazonas tentará colocar um ponto final na sequência de três jogos sem vencer, para chegar com moral na segunda fase. Para isso, a equipe aurinegra vai precisar encerrar o jejum de dois jogos sem fazer gols em casa. Desde que se classificou antecipadamente, não venceu mais.
Nas últimas duas rodadas, o Amazonas perdeu para São Bernardo e São José, fora de casa. O clube é o atual quarto colocado com 29 pontos, e pode no máximo terminar na vice-liderança. Com a definição da colocação final, o Amazonas vai conhecer os adversários e a sequência de jogos do quadrangular final.
Para o duelo de fechamento da primeira fase, a comissão técnica aurinegra poderá novamente modificar o time. O goleiro Edson Mardden, o zagueiro Thiago Spice e o lateral-esquerdo Renan Castro voltam de suspensão. No entanto, o próprio treinador Rafael Lacerda – expulso em Porto Alegre – e o atacante DG estão suspensos por conta de cartões. O auxiliar João Antônio irá comandar a Onça-pintada à beira do gramado.
Visando chegar com força máxima no próximo estágio da competição, é possível que alguns atletas ‘pendurados’ com dois cartões amarelos sejam preservados ou tenham pouca minutagem neste jogo. É o caso do lateral-esquerdo Charles, do volante Xavier, dos meias Rafael Tavares e Diego Torres, e do atacante Gustavo Ermel.
A semana no clube também foi de movimentação no mercado da bola. O lateral-direito Patric, ex-Atlético-MG, o lateral-esquerdo Raphael Soares, ex-Jataiense-GO, o volante Ítalo, ex-Nacional, e os atacantes Igor Bolt, ex-Resende-RJ, e Levi, ex-Betim-MG, foram contratados, regularizados e podem estrear já nesta partida.
Preservados na rodada passada, o zagueiro Jackson e o atacante Sassá devem retornar ao time titular, que pode ser escalado com: Marcão; Patric, Thiago Spice, Jackson e Renan Castro; PH, Xavier e Rafael Tavares; Léo Guerra, Diego Torres e Sassá.
Um dos rebaixados na temporada passada e postulante ao acesso, o CSA vai permanecer mais um ano na Série C. O empate sem gols contra o Remo na rodada passada anulou qualquer chance de classificação à segunda fase. Por outro lado, a equipe também não tem chances de cair para a quarta divisão. A equipe vai se despedir da temporada ‘cumprindo tabela’ em Manaus. O time alagoano é o atual 11º colocado, com 24 pontos.
Sem calendário para o restante do ano, o CSA já antecipou nesta semana a liberação de alguns atletas para equipes da Série B por empréstimo: o zagueiro Rafael Forster fechou com o Vila Nova, o atacante Gabriel Taliari vai defender o Juventude, e o ponta Iago Teles foi para o Guarani.
Em relação aos que ficaram, o zagueiro Ednei cumpre suspensão automática pelo terceiro amarelo e será desfalque. O retorno de suspensão fica por conta do centroavante Jô, que tem chances de compor o time titular.
Com um quebra-cabeça em mãos, o técnico Marcelo Cabo pode escalar a seguinte equipe em Manaus: Dalberson; Arnaldo, Almir Luan, Paulo César e Ernandes; Bruno Matias, Moisés Ribeiro e Yago Henrique; Robinho, Ray Vanegas e Jô.
A partida será comandada por Rafael Martins Diniz, que será auxiliado por José Reinaldo Nascimento Júnior e Lucas Torquato Guerra, todos do Distrito Federal. Ambos do Amazonas, Freddy Rafael Lopez Fernandez será o quarto árbitro e Celso Mota Rezende o analista de campo.