Pré-jogo: em Recife, Amazonas FC abre returno da Série B contra o Sport, neste sábado
Com quatro jogos de invencibilidade, a Onça-pintada abriu distância do Z4 e começa a olhar pra primeira página da tabela da Segundona
De olho na segunda vitória como visitante, o Amazonas FC vai até a Arena Pernambuco neste sábado (10) para encarar o Sport Recife, pela 20ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. A partir das 16h (de Manaus), as equipes dão pontapé inicial na partida que marca o início do segundo turno da competição nacional.
As duas equipes voltam a se enfrentar após mais de quatro meses do início da competição nacional. No primeiro confronto, os pernambucanos venceram pelo placar de 3 a 2. Os gols da Onça-pintada foram marcados por Matheusinho e Jô.
> Relembre: Na estreia da Série B, Amazonas perde para o Sport por 3 a 2 na Arena da Amazônia
O reencontro entre Sport e Amazonas terá transmissão na TV Brasil (TV Encontro das Águas em Manaus), canal GOAT, no YouTube, e no canal Premiere, na TV por assinatura e streaming.
Postulante ao acesso, o Sport Recife vive momento de retomada na Série B após troca de comando. Saiu Mariano Soso e chegou Guto Ferreira. No último jogo, que marcou a estreia do novo treinador, o Leão arrancou um empate do Santos por 1 a 1, em plena Vila Belmiro. A equipe tem dois jogos a menos, mas inicia a rodada com 29 pontos, na sétima colocação, mirando retorno à zona de acesso.
A principal novidade para esta partida é o retorno do meia Lucas Lima, que cumpriu suspensão contra o ex-clube. Recém-contratados, o zagueiro Alysson, ex-Cuiabá, e o atacante ex-Fluminense e Arsenal, Wellington Silva chegaram para reforçar a equipe e têm chances de sair jogando. Por outro lado, o lateral-direito Rosales rescindiu contrato nesta semana.
O departamento médico do Sport segue ocupado. O zagueiro Rafael Thyere (com lesão no tendão direito calcâneo), o lateral-direito Palacios (com lesão na virilha, de molho por seis semanas) e o atacante Romarinho (vai precisar de cirurgia no tornozelo) estão fora de combate. Quem está liberado é o meia Pedro Vilhena, que se recuperou de um trauma direto no pé esquerdo e fica à disposição.
Em casa, o Sport pode ir a campo com o seguinte time: Caíque França; Di Plácido, Allyson, Luciano Castán e Igor Cariús; Felipe, Fabricio Domínguez e Lucas Lima; Wellington Silva, Chrystian Barletta e Gustavo Coutinho.
O Amazonas chegou ao quarto jogo consecutivo sem derrota após fechar o primeiro turno vencendo o Ituano por 1 a 0, no Zamith. O resultado fez a Onça-pintada pegar o elevador para a 13ª posição da tabela, com 24 pontos, a cinco da zona de rebaixamento. Com um respiro, o clube aurinegro sonha em figurar na primeira página da classificação caso vença a segunda como visitante.
Para esta partida, o setor defensivo terá o desfalque do zagueiro Alvariño, que tomou o terceiro cartão amarelo diante do Ituano e vai cumprir suspensão automática. Quem deve ocupar a vaga é Miranda, que resolveu situação contratual.
Emprestado pelo Vasco até o fim de julho, o zagueiro foi contratado em definitivo pelo Amazonas. Como o sistema de regularização da CBF estava fora do ar desde a última semana, Miranda não teve o novo contrato registrado a tempo do jogo contra o Ituano, na rodada passada, e foi desfalque, mas a situação foi acertada na sexta-feira, liberando-o para jogar.
O técnico Rafael Lacerda ganhou três reforços nesta semana. A Onça-pintada anunciou o zagueiro Wellington Manzoli, revelado pelo Santos, e o lateral-esquerdo Sidcley, com passagens por Corinthians e Athletico Paranaense. Já o atacante Ezequiel Ivo voltou de empréstimo da Aparecidense-GO. O trio está regularizado e apto para jogar.
Mas o elenco também teve saídas. O volante Guilherme Mantuan acertou com o Botafogo-PB e deixou o Amazonas para jogar a Série C. Segundo informações da jornalista Larissa Balieiro, o goleiro Edson Mardden e o meia Matheusinho devem ser os próximos a deixar o clube em breve rumo ao exterior. Com isso, o goleiro Fabian Volpi foi relacionado pela primeira vez desde que retornou.
Diante do Ituano, Lacerda optou por escalar Rafael Tavares e Diego Torres juntos na armação. A tendência é que a estratégia se repita e o Amazonas vá a campo em Recife com: Marcão; Ezequiel, Fabiano, Miranda e Renan Castro; Erick Varão, Cauan Barros, Rafael Tavares e Diego Torres; Matheus Serafim e Sassá.
Árbitro: Rodrigo da Fonseca Silva (MT)
Árbitro Assistente 1: Fernanda Kruger (MT)
Árbitro Assistente 2: Gislan Antônio Garcia da Silva (MT)
Quarto Árbitro: Nairon Pereira de Lira (PE)
Árbitro de Vídeo: José Cláudio Rocha Filho (SP)
AVAR: Fabrício Porfírio de Moura (SP)
Observador de VAR: Italo Medeiros de Azevedo (CBF)