Esporte localManaus FC

Pré-jogo: em SC, Manaus visita o Figueirense em jogo de “vida ou morte” na Série C

Dentro do Z4, Manaus depende unicamente da vitória fora de casa para se salvar e evitar o rebaixamento inédito à Série D

A última chance esmeraldina. É confronto mais que direto contra o rebaixamento à Série D do Campeonato Brasileiro. O Manaus FC vai até o estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis (SC), neste sábado (26), jogando a sobrevivência diante do Figueirense, às 15h (de Manaus). Para escapar da queda para a quarta divisão do futebol brasileiro, o Gavião do Norte tem que vencer o time catarinense, que também busca a permanência na Série C.

Manaus e Figueirense se enfrentaram apenas uma vez na história. Em 2022, as equipes empataram em 1 a 1 na Arena da Amazônia, pela 11ª rodada da Série C. A decisão terá transmissão ao vivo no canal ‘Nosso Futebol’, tanto na TV por assinatura, quanto no YouTube, esta gratuitamente. Também no YouTube, o canal ‘GOAT’ transmite as emoções.

Tradicional equipe do futebol brasileiro, o Figueirense se atrapalhou, venceu apenas uma vez nos últimos cinco jogos e chega para a rodada final com chances de cair. 15º colocado com 21 pontos, o Furacão está a um empate em casa de se salvar do rebaixamento. Caso perca, terá que torcer por um empate entre Floresta e América-RN para escapar.

O time de Paulo Baier vem de derrota por 2 a 0 para o Volta Redonda, fora de casa. Depois de definir o futuro contra o Manaus, o Alvinegro encerra participação na Série C e vai continuar em atividade na disputa da Copa Santa Catarina, já na próxima semana.

O técnico Paulo Baier conta com os retornos dos suspensos Guilherme Pato e Peixoto no setor ofensivo. O meia Cesinha cumpre suspensão pelo terceiro cartão amarelo. Outro desfalque é o goleiro Wilson, que se recupera de cirurgia no ombro e não atuará mais nesta temporada.

Por conta desta longa baixa, o clube alvinegro foi ao mercado e contratou Rafael Pitanga, ex-Manaus, e que estava na Tuna Luso, mas ele não vai poder entrar em campo na decisão, por já ter defendido o Altos-PI na competição. O goleiro estará à disposição apenas na Copa Santa Catarina.

Um ano após subir com o Botafogo-SP para a Série B, Paulo Baier tenta livrar o Figueira da queda à Série D

Um provável onze inicial do Figueirense no Orlando Scarpelli tem: Thiago Gonçalves; Elias, Eduardo Rosado, Maurício e Raí; Robson Alemão, Léo Baiano e Léo Artur; Gustavo França, Guilherme Pato e Júnior Dutra.

É tudo ou nada para o Manaus. Após dois empates em casa contra Remo e Floresta, o Gavião Norte chega à última rodada precisando unicamente da vitória para evitar o primeiro rebaixamento da história do clube, depois de quatro anos disputando a terceira divisão.

O Manaus é o 17º colocado com 19 pontos e só depende das próprias forças para salvar a 10ª temporada de fundação. Qualquer outro resultado que não seja a vitória em Santa Catarina, devolve o clube à quarta e última divisão nacional.

O Gavião do Norte não tem um bom retrospecto como visitante, venceu apenas América-RN e Pouso Alegre-MG. Contudo, o torcedor esmeraldino pode se apegar a sequência recente de modo geral, visto que a equipe não é derrotada há três rodadas. O “Milagre do Scarpelli” é possível.

No quinto jogo a frente do Manaus, Roger Silva tem a missão de salvar o clube do descenso

Sacado da lista de relacionados contra o Floresta por ter faltado um treinamento, o goleiro Andrey trabalhou normalmente com o grupo ao longo da semana e está à disposição. Há a dúvida se ele volta à meta titular, ou se Reynaldo segue com a vaga. O único desfalque da equipe é o meia Gabriel Correia, que tomou o terceiro cartão amarelo no último jogo e cumpre suspensão automática.

Andrey ficou de fora contra o Floresta e pode voltar à meta esmeraldina

Após ter marcado um gol que acabou anulado, Henan foi elogiado pelo técnico Roger Silva e pode seguir na referência do ataque. No mais, a equipe deve ter a mesma base dos últimos jogos, com: Reynaldo (Andrey); Lucas Mota, Luis Fernando, Bruno Bispo e Renan Luís; Felipe Baiano, Gama e Gabriel Lima; Klenisson, Lucas Batatinha e Henan.

Do quadro do Rio Grande do Sul, Leandro Pedro Vuaden será o dono do apito, enquanto Mauricio Coelho Silva Penna e Fabricio Lima Baseggio serão os árbitros assistentes. Ambos de Santa Catarina, Diego da Costa Cabral e Claudemir Maffessoni serão quarto árbitro e analista de campo, respectivamente.