De volta a antiga casa, na zona Leste, a Onça-pintada revê o técnico Luizinho Vieira na reedição da final da Série C de 2023
O confronto entre Amazonas e Brusque deste sábado (8), válido pela 9ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro 2024, será marcado por alguns reencontros para a Onça-pintada. Primeiro com o Estádio Carlos Zamith, que volta ser a casa do clube na sequência da Segundona. E também com Luizinho Vieira, técnico campeão brasileiro em 2023 e que hoje comanda o time catarinense.
A partida acontece a partir das 16h (de Manaus). O Estádio Carlos Zamith passou por adequações na iluminação e capacidade, com instalações de arquibancadas móveis atrás dos gols e outras reformas. No local, a Onça-pintada conquistou o acesso à Série C em 2022, foi campeão estadual inédito e fez boa parte da campanha da Série C em 2023.
Os ingressos da partida podem ser adquiridos de maneira presencial na bilheteria do estádio Carlos Zamith no dia do jogo, a partir das 13h. A venda online segue disponível no site achetickets.com.br, até às 12h deste sábado. Os bilhetes estão sendo vendidos a partir de R$ 30.
Finalistas da Série C de 2023, Amazonas e Brusque voltam a se enfrentar pela Segundona. O retrospecto do confronto é equilibrado, com uma vitória do Quadricolor, um empate e uma vitória da Onça-pintada, esta que garantiu o título brasileiro no território catarinense.
O encontro deste sábado terá transmissão ao vivo e com imagens nos canais Premiere, na TV por assinatura e streaming, TV Brasil, na TV aberta, e no GOAT, gratuitamente no Youtube. O Esporte Manaus também transmite o duelo com narração ao vivo no Youtube, direto do Zamith.
Sem conseguir engatar uma sequência positiva na Série B, o Amazonas segue ameaçado pela zona de rebaixamento, ainda sem ter entrado nela. Pela 8ª rodada, derrota para o Operário-PR por 1 a 0 fora de casa e 15ª colocação na tabela de classificação com oito pontos. O clube aurinegro busca a terceira vitória na Série B, a terceira em casa.
O meia Rafael Tavares teve inflamação em um dos calcanhares e ficou de fora contra o Operário, mas volta aos relacionados diante do Brusque. O lateral Patric, recuperado de uma lesão muscular que o tirou dos últimos dois jogos, também retorna. Diego Torres e Ezequiel brigam para seguir no time titular nos setores.
Os volantes Mantuan e PH, e os atacantes Gustavo Ermel, Juninho, Weverton e Dentinho estão em recondicionamento físico para ficarem à disposição da comissão técnica em breve.
Escalado por Rafael Lacerda, o Amazonas pode ir a campo no retorno à Toca da Onça com: Marcão; Patric (Ezequiel), Alvariño, Diogo Silva e Fabiano; Xavier, Wendell e Rafael Tavares (Diego Torres); Matheus Serafim, Igor Bolt (Ênio) e Sassá.
O Brusque chega para encarar o Amazonas em jejum de vitórias na Série B, são sete jogos sem vencer, dentro da zona de rebaixamento, na 19ª colocação com seis pontos, além de ter a pior defesa da competição, com 14 gols sofridos. Na rodada passada, o Quadricolor ficou no 0 a 0 com o Novorizontino.
Ex-técnico do Amazonas, Luizinho Vieira chegou há pouco tempo no Brusque e ainda busca a primeira vitória neste novo trabalho. Nos três primeiros jogos, foram dois empates contra Vila Nova e Novorizontino pela Série B, e uma derrota para o Atlético-GO pela Copa do Brasil.
A fase dentro de campo não é boa e o departamento médico do Bruscão segue cheio. Diante do Amazonas, Luizinho não terá três referências do setor de ataque desta temporada para o duelo: Guilherme Queiróz, Olávio e Paulinho Moccelin estão lesionados.
De acordo com informações do ge, Guilherme teve lesão com ruptura muscular do adutor confirmada e a expectativa do tempo de retorno é de dois meses. Olávio é o caso menos grave, com tendinite, deve passar por transição física em breve.
Já Paulinho teve constatado um estiramento muscular posterior da coxa esquerda que vai deixá-lo no departamento médico por pelo menos 30 dias. Outros desfalques são o zagueiro Ianson que trata de dores no joelho esquerdo e o lateral-direito Cristovam, que teve lesão na parte posterior da coxa e passa por fisioterapia. O atacante Keké ainda se recupera de um estiramento muscular.
Luizinho poderia voltar a contar com o retorno do lateral-esquerdo Luiz Henrique após suspensão, porém, o defensor teve sintomas gripais nos últimos dias e não deve atuar. Desfalcado, o Brusque pode ir a campo com: Matheus Nogueira; Mateus Pivô, Wallace, Maurício e Alex Ruan; Marcos Serrato (Rodolfo), Diego Mathias, Anderson Rosa e Dentinho; Osman e Jhemerson (Diego Tavares).
Árbitro: Paulo Henrique de Melo Salmazio (MS)
Árbitro Assistente 1: Rafael Trombeta (PR)
Árbitro Assistente 2: Diego dos Santos Ruberdo (MS)
Quarto Árbitro: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM)
Assessor: Márcio Luiz Augusto (SP)
Árbitro de Vídeo: José Cláudio Rocha Filho (FIFA) (SP)
AVAR: Alberto Poletto Masseira (SP)
Observador de VAR: Vidal Cordeiro Lopes (BA)