A Onça-pintada chega como clube mais jovem da terceira divisão após o acesso de 2022, e inicia sua caminhada no Sul do país, nesta quarta (3)
Dia histórico para o Amazonas FC! Embalado, o atual campeão amazonense estreia na Série C do Campeonato Brasileiro nesta quarta-feira (3), às 18h (de Manaus), contra o Brusque, no estádio Augusto Bauer. Será o primeiro confronto entre as equipes na história. A Onça-pintada se apresenta como o clube mais jovem desta edição da terceirona.
Em 2022, o clube assegurou a vaga após conquistar o acesso inédito com grande campanha na primeira participação em Série D. A partida em solo catarinense terá transmissão ao vivo no canal fechado Nosso Futebol.
Após duas temporadas na segunda divisão, o Brusque volta a disputar a Série C. Na atual temporada, o Marreco começou o ano com o título da Recopa Catarinense. Já no Estadual, a equipe quadricolor foi vice-campeã para o Criciúma. Por outro lado, na Copa do Brasil, os catarinenses chegaram até a 2° fase, após vencer o Marilia-SP, ser derrotado pelo CSA-AL e ficar pelo caminho.
O treinador do Brusque é um velho conhecido do futebol amazonense. Trata-se de Luizinho Lopes, que comandou o Manaus por duas temporadas e foi campeão estadual em 2021. Pelo time catarinense, Luizinho possui ao todo 20 jogos: nove vitórias, oito empates e apenas 3 derrotas, totalizando 58,33% de aproveitamento.
Sem entrar em campo há quase um mês, o Brusque anunciou recentemente dois reforços vindos da Portuguesa-SP: o volante Madison e o lateral esquerdo Ângelo, que já atuou na equipe catarinense na última temporada. Por outro lado, o meia Thiago Alagoano, maior artilheiro da história do clube, se despediu do plantel após uma rescisão amigável.
Entregues ao departamento médico, os laterais Tony e Airton, e os atacantes Cléo Silva e Olávio não encaram a Onça-pintada. A tendência é que o Brusque entre em campo com a seguinte escalação: Matheus Nogueira; Danilo Belão, Alemão, Wallace e Alex Ruan; Rodolfo Potiguar, Diego Mathias e Jhemerson; Everton Bala, Guilherme Queiroz e Lucas Poletto.
Debutante e equipe mais jovem da Série C do Campeonato Brasileiro, com quase quatro anos de fundação, o Amazonas inicia sua trajetória na 3ª divisão do futebol brasileiro após fazer uma campanha histórica na Série D, quando conquistou o acesso na primeira vez que disputou a competição.
Neste ano, a Onça-pintada alcançou outro feito histórico, ao vencer o Campeonato Amazonense em cima do Manauara, sendo ainda dono da melhor campanha da primeira fase e da melhor defesa do Estadual.
Parte desses feitos históricos certamente passam pelo seu comandante, Rafael Lacerda, que já está há mais de um ano na equipe e é o treinador com mais jogos na história do clube. Nesta temporada, os comandados de Lacerda disputaram 14 jogos, conquistaram dez vitórias, três empates e sofreram apenas uma derrota, totalizando 78,57% de aproveitamento.
Para a disputa da terceira divisão nacional, a equipe aurinegra manteve uma base do time que participou do Estadual, além de caras novas. Entre os confirmados, estão o goleiro Edson Mardden, o lateral-direito Caio Hila e o atacante Foguinho, todos ex-São Bento-SP, o volante Jiménez, ex-Paysandu, e o meia Renatinho, ex-Tombense.
A grande contratação fica por conta do atacante Sassá, que chega do Athletic-MG. Revelado pelo Botafogo, o atacante de 29 anos conta com um histórico recente de passagens e conquistas por grandes equipes no futebol brasileiro, como Cruzeiro e Coritiba.
Para a estreia contra a equipe catarinense, o Amazonas terá sete desfalques que não viajaram para o sul do país: os goleiros Edson Mardden e Marcão, o zagueiro Alison, o volante Delciney, o meia Marco Goiano e o atacante Luan estão entregues ao departamento médico, em recuperação de lesões. Betinho, em transição, também é baixa.
Fora da final contra o Manauara por lesão, o volante Xavier viajou com a delegação e briga com Júlio Rusch para fazer dupla com PH. Sendo assim, a provável escalação da Onça conta com: Fabian Volpi; Yuri Ferraz, Thiago Spice, Victor Sallinas e Renan Castro; PH, Júlio Rusch (Xavier) e Rafael Tavares; Miliano (Ruan), DG e Sassá.
Apita a partida Afro Rocha de Carvalho Filho, que será auxiliado por Luís Filipe Goncalves Correa e Schumacher Marques Gomes, todos do quadro da Paraíba. Ambos de Santa Catarina, Célio Amorim será o quarto árbitro e Cantucho João Setúbal o analista de campo.