Ícone do site Portal Esporte Manaus

Pré-jogo: fora de casa, Manaus inicia jornada na Série D 2025 contra o Trem-AP

A bola rola às 15h (de Manaus), no estádio Zerão. Após garantir calendário de 2026 no Estadual, Gavião Real se reforçou para a missão de retornar à Série C

O Manaus FC inicia neste domingo (20) sua jornada na Série D do Campeonato Brasileiro de 2025. O Gavião Real encara o Trem-AP, às 15h (horário de Manaus), no estádio Zerão, em Macapá (AP), pela primeira rodada do grupo A1 da competição nacional. A partida não tem transmissão com imagens confirmada até o momento.

Esta será a quarta participação do Manaus na Série D. Finalista em 2019, o clube garantiu vaga nesta edição após conquistar o título estadual em 2024. O time esmeraldino busca o retorno à Série C, divisão que disputou entre 2020 e 2023.

O confronto contra o Trem é reedição de dois duelos recentes entre os clubes. Em 2024, as equipes também estiveram no mesmo grupo da primeira fase, com vantagem para o time amazonense: empate sem gols em Macapá no primeiro turno e vitória do Manaus por 3 a 1 na Arena da Amazônia, no returno.

A Série D conta com 64 clubes, divididos em oito grupos com oito times cada. Eles jogam entre si em turno e returno, totalizando 14 rodadas. Os quatro melhores de cada chave avançam para o mata-mata.

Os quatro semifinalistas garantem acesso à Série C de 2026. Além da disputa esportiva, os clubes participantes recebem uma cota de R$ 400 mil da CBF, dividida em parcelas ao longo da competição.

Adversário do Manaus na rodada de abertura, o Trem-AP disputa a Série D pela sexta vez em sua história. O Rubro-Negro amapaense já esteve na competição nos anos de 2011, 2012, 2013, 2022 e 2024. Na última edição, a equipe ficou pelo caminho ainda na primeira fase, com 18 pontos e a quinta colocação no grupo A1.

Apesar das eliminações precoces na Copa do Brasil e na Copa Verde — para Brusque e São Raimundo-RR, respectivamente —, o time vive um bom momento no cenário estadual. Está classificado para as semifinais do Amapazão com a melhor campanha da primeira fase. No entanto, vem de uma derrota por 1 a 0 para o vice-líder Oratório, no meio de semana.

O elenco do Trem conta com vários nomes conhecidos do futebol amazonense, como o zagueiro Gabriel Recife e o lateral Wendel Nery, ambos ex-Manaus, além do zagueiro Rubran, o lateral Adriano Canutama e o atacante Wanderson Gotinha, ex-Amazonas.

Também integram o grupo os atacantes Foguete, Jonas e Aleilson, que atuaram pelo Princesa do Solimões. O zagueiro Jefferson, recém-contratado por empréstimo do Manaus, está fora do duelo por questões contratuais.

A equipe é comandada pelo técnico Sandro Macapá e chega para a estreia tentando iniciar com o pé direito sua campanha na Série D.

Na última Série D, o Manaus avançou como terceiro colocado do grupo A1, com 24 pontos. Eliminou o Maranhão nos pênaltis na segunda fase, mas foi derrotado pelo Iguatu-CE nas oitavas de final, adiando mais uma vez o sonho de retornar à Série C.

Nesta temporada, o Manaus manteve bom desempenho no Campeonato Amazonense: chegou às finais dos dois turnos e, mesmo com os dois vice-campeonatos, garantiu vaga na Série D e na Copa do Brasil de 2026.

Para reforçar o elenco, o clube contratou 10 nomes: o volante Adriano Júnior, o lateral-esquerdo Cássio, o meia Gustavo Lila, os atacantes Wanderson, Gustavo Ermel, Vitinho, Brenno Fernandes e Roney, além do zagueiro Thiago Spice, que retorna ao clube, e Gutierrez, recuperado de uma cirurgia no joelho.

Por outro lado, saíram os atacantes Joel e Vitinho, o volante Bosco, o zagueiro Jefferson e o lateral Raphael Pereira. Comandado pelo técnico Júlio César Nunes, o Manaus deve ir a campo com: Gustavo; Denzel, Dedé, Thiago Spice e Miliano; Adriano Júnior, Weverson e Miguel (Gabriel Masson); Renanzinho, Gustavo Ermel e Brenno Fernandes.


Árbitro: Pedro Alves de Oliveira (DF)

Árbitro Assistente 1: Inácio Barreto da Câmara (AP)

Árbitro Assistente 2: Saimon Lopes da Silva (AP)

Quarto Árbitro: Samuel dos Santos Santos (AP)

Analista de Campo: Elivaldo Cássio dos Santos Ribeiro (AP)

Sair da versão mobile