Robô defende invencibilidade e pode terminar com a melhor campanha para assegurar vantagem do mando nas próximas fases da quarta divisão
O capítulo final de uma primeira fase marcante e avassaladora do Manauara na Série D do Campeonato Brasileiro acontece neste sábado (20). O Robô da Amazônia visita o Rio Branco-AC às 16h (de Manaus), pela 14ª e última rodada antes de partir para o mata-mata. Caso vença no Estádio Florestão, o clube assegura a primeira colocação entre os 64 clubes participantes e a melhor campanha da história do futebol amazonense na quarta divisão.
No encontro inédito entre as equipes no primeiro turno, no fim de abril, o Manauara venceu por 3 a 1, na Colina. Até então, a partida deste sábado não tem transmissão ao vivo e com imagens prevista.
Sem mais pretensões, o Rio Branco cumpre tabela e fecha sua participação na Série D neste jogo. Sétimo e penúltimo colocado do grupo A1 com 12 pontos, o time acreano não tem mais chances de classificação há três rodadas e vem de uma derrota por 2 a 0 para o Princesa do Solimões, em Manacapuru.
A partida contra o Princesa marcou a despedida de boa parte do elenco. 13 jogadores foram liberados antecipadamente, são eles: o goleiro Evandro Gigante, zagueiros Mumu e Rafael, laterais Querobino, Gustavo e Índio, meias Jackson, Júlio, Keslley e Thiago Dunha, atacantes Vinícius, Carrapeta, Cleilson.
Com isso, a equipe titular deve ser composta por alguns remanescentes e jovens do time sub-20, que foi vice-campeão estadual nesta semana. Diante de tantas mudanças, não é possível esboçar uma provável escalação.
Classificado com três rodadas de antecedência, o Manauara vive a expectativa da disputa do mata-mata. A liderança do grupo A1 foi assegurada na rodada passada, com a goleada por 4 a 0 sobre o São Raimundo. O que está em jogo diante do Estrelão é a primeira colocação geral, que garantiria uma vantagem de poder decidir todas as fases seguintes como mandante até uma eventual final.
Com 31 pontos na conta, o Robô já tem a segunda melhor campanha de um clube amazonense na história da primeira fase da Série D. Caso vença no Acre, poderá ultrapassar o Amazonas, detentor da melhor campanha, com 32 pontos em 2022.
Já pensando na próxima fase, o técnico Marcelo Vilar indicou que pode mandar a campo uma equipe diferente, com titulares poupados. O lateral-esquerdo Jhonathan Moc cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo e estará de volta no mata-mata.
Outros cinco atletas ficam em alerta com dois cartões amarelos. Caso tomem o terceiro nesta partida, ficarão de fora do primeiro jogo da segunda fase. Os pendurados são: o lateral-esquerdo Caio Ribeiro, o volante Giba, o meia Pablo Pardal, o atacante Felipe Clemente e o zagueiro Euller.
Reforços da janela de transferências, o meia Vinícius Boff e o atacante Vanilson foram regularizados e podem estrear. Uma provável escalação do Robô tem: Gabriel Félix (Jonathan); Paulinho Ferdinan, Rafael Dumas, Euller e Caio Ribeiro; Patrick, Vini Ed e Vinícius Boff; Gabriel Furtado, Wallace e Vanilson.
Árbitro: Renato Pinheiro (CE)
Árbitro Assistente 1: Antônio Nelson Penha Teles (AC)
Árbitro Assistente 2: Verônica do Vale Severino (AC)
Quarto Árbitro: Marcelo de Oliveira Silva (AC)
Analista de Campo: Josemir Raulino de Amorim (AC)