O Leão da Vila Municipal vive seu melhor início na história da competição e quer ampliar a vantagem na ponta da tabela do grupo A1
O primeiro turno foi positivo, mas a missão é seguir no topo. O Nacional inicia a caminhada no returno da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 nesta quarta-feira (14), quando vai até o Estádio Florestão, em Rio Branco-AC, para duelar contra a equipe do São Francisco, pela 8ª rodada da primeira fase da competição.
A partida acontece a partir das 19h (de Manaus), e será transmitida ao vivo com imagens gratuitamente pela plataforma de streaming oficial da CBF, a F. Sports TV. Assista acessando o link: https://fsports.tv/c/fsports-tv-so-tem-jogo-f/live/sao-francisco-x-nacional. As equipes se enfrentaram na rodada passada em Manaus, e o Leão venceu por 2 a 0.
A derrota para o Nacional na última rodada distanciou a equipe acreana da zona de classificação, são quatro pontos que a separam do Humaitá, que fecha o G4. Por outro lado, o São Chico está a dois da última colocação. Pontuar em casa seria fundamental para ainda sonhar com uma vaga para a próxima fase.
O técnico interino não terá à disposição o zagueiro Reginaldo e o atacante Radames, expulsos no duelo anterior. A expectativa fica por conta do retorno do zagueiro Jô, que ficou fora dos últimos jogos por lesão muscular. Uma provável escalação do São Chico tem: Saulo; Matheus Damasceno, Fabinho, Jô e Bruno; Vicente, Geovani e Erick; Juninho, Ciel e Daniego.
Com 16 pontos, o Nacional é o líder isolado do grupo 1 da Série D. São dois pontos de vantagem para o vice-líder Águia de Marabá-PA. Além da primeira colocação da chave, o Leão defende cinco jogos de invencibilidade na temporada. A equipe tem o melhor ataque e a melhor defesa da chave.
Sem muito tempo para descansar e treinar, a delegação que embarcou rumo ao Acre teve algumas baixas. O zagueiro Davy tomou o terceiro cartão amarelo diante do São Chico em Manaus, e cumpre suspensão automática, portanto, não estará à disposição do treinador azulino para esta partida. Paulão será o substituto.
Já o volante Natan trata de uma pancada no joelho sofrida ainda no jogo contra a Tuna Luso e segue de fora por tempo indeterminado, assim como o lateral-esquerdo Gilmar, que tem um trauma no joelho mais leve e está em tratamento. Na vaga do lateral, Wendel seguirá ocupando o setor.
Fica o estado de alerta no elenco azulino quanto ao acúmulo de cartões, lembrando que a próxima partida será direta pela ponta contra o Águia. São seis jogadores pendurados com dois cartões amarelos: o zagueiro Paulinho, os volantes Jean Carlos, Ícaro e Ítalo, e os meias Hitalo e Wendel Nery.
João Carlos Cavalo tem problemas, mas pode escalar o Nacional com: Jonathan; Clayton, Paulo Pontes, Paulinho e Wendel Nery; Ícaro, Ítalo e Hitalo; Érico Jr, Ceará e Iury Tanque.
Quem comanda no apito é Bruno Monteiro Cunha, da Paraíba. O restante da equipe de arbitragem será do quadro do Acre. Os árbitros assistentes 1 e 2 escalados são Rener Santos de Carvalho e Antônio Neilson Penha Teles. Marcelo de Oliveira Silva é o analista de campo.