Gavião estreou com vitória de virada sobre o Náutico, enquanto o Fantasma perdeu na Paraíba para o Botafogo, e está invicto em casa na temporada
Após estrear com vitória em casa no Série C do Campeonato Brasileiro, o Manaus encara o primeiro desafio como visitante neste domingo (7), contra o Operário-PR, pela segunda rodada do torneio. A bola rola às 15h30 (horário da capital amazonense), no estádio Germano Krüger.
Será o primeiro duelo entre as equipes na história e o segundo confronto contra time paranaense no retrospecto esmeraldino. O torcedor amazonense pode acompanhar a partida pelo canal Nosso Futebol.
Esta é terceira vez que o Operário disputa a Série C do Brasileiro. A primeira foi em 1992, terminando em sexto, e a última foi em 2018, quando conquistou o acesso e o título. Na atual temporada, o Fantasma parou nas semifinais do Estadual, sendo eliminado nos pênaltis pelo Cascavel, e saiu ainda na primeira fase da Copa do Brasil, com derrota para o Operário-MS.
Assim como o Manaus, o clube paranaense caiu cedo nas demais competições e teve 40 dias de preparação até a estreia na Série C, que acabou sendo com derrota para o Botafogo-PB, fora de casa. O Operário está invicto em casa na temporada: são oito jogos, sete vitórias e um empate.
O elenco do Fantasma tem três velhos conhecidos do torcedor esmeraldino, que passaram recentemente pelo clube: o zagueiro Paulo Sérgio, e os atacantes Rafhael Lucas e Neto Costa. O técnico da equipe é Rafael Guanaes, que enfrentou o Gavião dirigindo o Tombense em 2021 e conquistou o acesso à Série B em plena Arena da Amazônia naquela temporada.
Após perder o promissor Vinícius Mingotti para o Bahia, o Fantasma foi ao mercado e contratou um novo poder de fogo para o seu ataque, trata-se de Vinícius Popó, que chegou do Capivariano-SP como um dos artilheiros do futebol brasileiro em 2023, com 18 gols marcados.
Sem desfalques, Guanaes pode mandar a campo a seguinte onzena: Rafael Santos; Paulo Sérgio, Índio e William Machado; Sávio, Ferreira, Marco Antônio, Alisson Taddei e Luidy; Felipe Augusto e Rafhael Lucas.
Com o apoio da torcida, o Manaus sofreu, mas venceu o Náutico por 2 a 1 e não poderia começar a Série C de maneira melhor. O clube completou 10 anos de fundação na última sexta-feira (5) e a primeira vitória como visitante na competição pode ser o presente que a torcida espera.
No CT do Coritiba, o técnico Higo Magalhães finalizou a preparação no último sábado (6). O comandante tem praticamente o elenco completo à disposição. Fora da última partida por lesão, o volante Gilson Alves e o meia Gabriel Lima seguem como dúvidas.
Em virtude da melhoria do desempenho na segunda etapa contra o Timbu, é possível que Higo faça mudanças no setor de criação e ataque do Esmeraldino. Franklin e Cardoso surgem como potenciais titulares. Uma provável escalação do Gavião do Norte em Ponta Grossa tem: Reynaldo; Lucas Mota, Douglas, Bruno Bispo e Dieyson; Charles, Felipe Baiano (Gabriel Tonini) e Jean Carlo; Franklin, Cardoso e Henan.
Quem comanda a arbitragem no Germano Kruger é um trio de Pernambuco. Tiago Nascimento dos Santos é dono do apito, enquanto Bruno César Chaves Vieira e Ricardo Bezerra Chianca atuarão como assistentes. O quarto árbitro será Élvio Kerlelt Legnani, do quadro do Paraná, assim como o analista de campo Antônio Marcos Camargo de Andrade.