Às 18h deste domingo (25), as equipes duelam pelo troféu, a vaga na final geral e nas competições nacionais de 2025
Hora de conhecer o primeiro campeão da temporada do futebol amazonense! Neste domingo (25), Amazonas e São Raimundo se enfrentam na Arena da Amazônia, às 18h, pela grande final do primeiro turno do Campeonato Amazonense de 2024. Não há vantagem no jogo único. Em caso de empate, a decisão será nos pênaltis.
À venda na bilheteria da Arena da Amazônia desde duas horas antes da bola rolar, os ingressos custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia). A partida terá transmissão ao vivo e com imagens da TV A Crítica, no YouTube e TV aberta.
Além de mais um troféu na estante, o campeão do primeiro turno garante um lugar na final geral da competição e nas competições nacionais de 2025: Copa Verde, Copa do Brasil e Série D do Campeonato Brasileiro (em caso de conquista do São Raimundo).
O Amazonas FC tem no duelo contra o São Raimundo a oportunidade de selar uma semana de decisões com chave de ouro e confirmar o favoritismo no Estadual. Na última quarta-feira (21), a equipe aurinegra venceu o Independente-AP fora de casa por 1 a 0 e se classificou para a segunda fase da Copa do Brasil.
No Barezão, o Amazonas se recuperou do início irregular e hoje soma quatro vitórias – conquistadas nos últimos quatro jogos -, dois empates e apenas uma derrota. No mata-mata, o time de Luizinho Vieira eliminou Operário com goleada por 4 a 0, e o Nacional por 2 a 1.
Apesar de alguns sustos e precauções no plantel, o Amazonas deve estar completo na decisão. O lateral-esquerdo Renan Castro e o volante PH foram substituídos no confronto do Amapá se queixando de lesões, mas tendem a ficar à disposição. O meia Rafael Tavares teve um problema muscular e não disputou a última partida, mas se recuperou e tem boas chances de estar na final.
Ex-Vasco, o zagueiro Miranda foi anunciado na última sexta-feira (23), foi regularizado e está liberado para estrear. Uma provável escalação do Amazonas na final tem: Edson Mardden; Patric, Alison, Fabiano e Renan Castro; PH, Wendell, Rafael Tavares e Diego Torres; William Barbio e Sassá.
Protagonista de um grande história de superação no Barezão após anunciar desistência por questões financeiras, o São Raimundo chega à final com a tradição da camisa e um time valente. Após eliminar o Manauara nas quartas, o Tufão segurou um empate sem gols e contou com a estrela do goleiro Douglas para eliminar o Parintins em Rio Preto da Eva na semifinal.
Diferente do Amazonas, que entrou em campo para duelo eliminatório na quarta-feira, a equipe alviceleste dedicou toda a semana para se preparar visando a decisão, com direito a “silêncio”. O clube não autorizou que atletas respondessem a demandas da imprensa até o fim do jogo que vai definir o campeão do primeiro turno.
São dois os desfalques confirmados do São Raimundo para a final. O goleiro Humberto e o lateral-esquerdo Júnior Morango foram expulsos na semifinal contra o Parintins e cumprem suspensão automática. Dassayeev é o potencial substituto na defesa. O Tufão pode ir a campo com: Douglas; Elyvelton, Jonatha, Gabriel Lisboa e Dassayeev; Yuri (Gabriel Manga), Kamdem, Wagner e Marquinho; Luciano Seninha e Léo Salgado.
Árbitro principal: Paulo Cesar Zanovelli (FIFA-MG)
Árbitro assistente 1: Anne Kesy Gomes de Sá (FIFA-AM)
Árbitro assistente 2: Hugo Agostinho Chaves da Paixão (CBF-AM)
Quarto árbitro: Antônio Carlos Pequeno Frutuoso (CBF-AM)
Árbitro Adicional 1: Rafael Ramos Tourinho (CBF-AM)
Árbitro Adicional 2: Halbert Luis Moraes Baia (CBF-AM)
Estagiário Adjunto 1: Regina Carla Gama Barbosa (CEAF-AM)
Estagiário Adjunto 2: Elaina Larisse Frutuoso (CEAF-AM)
Analista: Wéden Cardoso Gomes (CBF-AM)
Delegado do Jogo: Thiago Durante (DCO-FAF)
Delegado Financeiro: Alicia Marinho (DCO-FAF)