Em momento delicado, o Gavião do Norte abre a zona de rebaixamento e tenta pontuar pela primeira vez como visitante na competição
O Manaus visita, neste sábado (1º), a Aparecidense, pela 11ª rodada da Série C do Campeonato Brasileiro. A partida acontece no estádio Aníbal Toledo, em Aparecida de Goiânia, às 18h (horário de Manaus). O duelo contra o time goiano será o primeiro do técnico Moacir Júnior como comandante do Gavião Real fora de casa.
O torcedor pode acompanhar a partida pelo “Nosso Futebol”, canal disponível em TVs por assinatura como Sky e Claro TV, disponibilizado pelo valor de R$ 19,90 mensais. Quem estiver em território goiano, pode comprar os ingressos no dia da partida na bilheteria do estádio Aníbal Toledo, nos horários de 8h às 12h e, depois, a partir de 17h.
Este será somente o segundo encontro na história entre Aparecidense e Manaus. O primeiro confronto entre as equipes aconteceu na Arena da Amazônia, pela terceira rodada da Série C de 2022. Naquele duelo, o resultado foi de 1 a 0 para o time esmeraldino. O volante Felipe Baiano marcou o gol da vitória e, além dele, o volante Gilson, o lateral-esquerdo Renan Luís e o atacante Hélio Paraíba, que fazem parte do atual elenco esmeraldino, também atuaram naquele dia.
Na atual temporada, a Aparecidense já disputou 25 partidas: 15 pelo Campeonato Goiano e 10 pela Série C do Brasileiro. No Estadual, caiu nas semifinais para o Atlético-GO, que foi campeão goiano deste ano.
Em relação à terceira divisão, o clube disputa a competição somente pela segunda vez – após subir da Série D com o título da quarta divisão em 2021 – e, atualmente, ocupa a última colocação com 7 pontos.
O time goiano, que não vence há quatro rodadas, vem de uma derrota por 1 a 0 para o Operário-PR, fora de casa. Na luta para sair da má fase, o clube apostou no treinador Hemerson Maria, que substituiu o agora esmeraldino Moacir Júnior.
Uma das esperanças da Aparecidense para fugir da degola é o experiente atacante Alex Henrique, que com 12 gols, foi o artilheiro da Série C de 2022, pela própria equipe goiana. Hemerson Maria pode escalar: Pedro Henrique; David, Vanderley, Thuram e Rodrigues; Naldo, Felipe Manuel e Guilherme Nunes; Raphael Luz, Rafa Marcos e Alex Henrique.
Atual 17º colocado, o Manaus é o primeiro no grupo da zona do rebaixamento e está com 10 pontos na tabela, a sete de distância para o último time na zona de classificação. Na última rodada, a equipe abriu 2 a 0 contra o Confiança em casa, permitiu a virada, mas ainda buscou o empate. Nos cinco jogos como visitante, foram cinco derrotas. O Gavião busca os primeiros pontos longe de casa.
Para o desafio contra o ex-clube, o técnico Moacir Júnior conta com os retornos do zagueiro Luis Fernando e do volante Felipe Baiano, que estava suspensos no jogo passado. Por outro lado, o atacante Franklin teve lesão na coxa diante do Confiança e virou desfalque.
O clube também se movimentou no mercado e acertou duas chegadas por empréstimo: primeiro do goleiro Andrey, com passagens por Treze e Botafogo, e que estava no Galícia-BA; e o atacante Thiaguinho, cedido pelo Cuiabá e que estava no Campinense. Ambos caíram no BID e foram relacionados para a viagem.
Moacir Júnior teve a primeira semana cheia com o elenco e pode promover mudanças no time titular. Uma provável escalação esmeraldina tem: Andrey; Lucas Mota, Douglas, Bruno Bispo e Renan Luís; Felipe Baiano, Thallyson e Gabriel Correia (João Lucas); Gustavinho, Cardoso (Thiaguinho) e Klenisson.
A partida será comandada pelo mineiro Vinícius Gomes do Amaral, que será auxiliado por Bárbara Roberta da Costa Loiola (FIFA/PR) e Magno Arantes Lira (MG). Ambos do quadro de Goiás, Anderson Ribeiro Gonçalves e Adailton Fernando Menezes serão quarto árbitro e analista de campo, respectivamente.