Sem acesso e rebaixamento, Onça-pintada cumpre tabela nas rodadas finais, mas pode encerrar uma sequência de cinco derrotas como visitante e rebaixar o Bugre
Com o objetivo principal da permanência cumprido e sem grandes aspirações nas últimas rodadas da Série B do Campeonato Brasileiro, o Amazonas FC tem o lanterna Guarani pela frente nesta terça-feira (12), pela 36ª rodada da competição. A bola rola às 20h (de Manaus), no Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas (SP).
No confronto do primeiro turno, as equipes empataram em 1 a 1 no Estádio Carlos Zamith. O reencontro entre Onça-pintada e Bugre terá transmissão ao vivo e com imagens nos canais Premiere, na TV por assinatura e streaming, na TV Brasil (local Encontro das Águas), na TV aberta, e no canal GOAT, no YouTube.
> Relembre: No retorno ao Zamith, Amazonas empata com o Guarani em 1 a 1 pela Série B
Em situação extremamente delicada e praticamente irreversível, o último colocado Guarani pode ter o rebaixamento decretado em pleno Brinco de Ouro nesta rodada caso não vença o Amazonas. A equipe campineira amarga a lanterna com 31 pontos, a oito do primeiro time fora da zona de rebaixamento.
A campanha do Bugre foi para esquecer, cheia de marcas negativas. São 28 rodadas seguidas dentro do Z4 e a pior campanha do clube na era dos pontos corridos. O discurso nesta reta final é de aceitação, honrar a camisa nas rodadas finais e a direção já se movimenta pensando na próxima temporada.
O Guarani vem de três derrotas seguidas, em que não marcou gols. A última delas por 1 a 0 para o Goiás, fora de casa. O técnico Alan Aal tem muitos problemas para escalar a equipe. A começar por quatro atletas suspensos pelo terceiro cartão amarelo: o zagueiro e capitão Matheus Salustiano, e os volantes Anderson Leite, Gabriel Bispo e Pierre.
Os Goleiros Vladimir e Douglas Borges, além do meia Luan Dias foram desfalques contra o Goiás e são dúvidas para pegar a Onça. Com isso, uma provável escalação do Bugre tem: Pegorari; Yan Henrique, Douglas, Lucas Adell (Matheus Mancini) E Jefferson; Matheus Bueno, Lucas Araújo E Luan Dias; Heitor, Bruno Mendes E Caio Dantas
O Amazonas vive uma situação tranquila e sem grandes aspirações nas rodadas restantes. O clube se livrou matematicamente do rebaixamento ao vencer o América-MG por 1 a 0 na última rodada e se despediu da Arena da Amazônia nesta temporada em grande estilo.
A intenção é terminar na melhor colocação possível e cravar uma primeira campanha sólida na competição. 11º colocado com 48 pontos, o time amazonense busca encerrar um incômodo jejum como visitante. Desde o 1 a 0 contra o Paysandu na Curuzu, a Onça-pintada teve um empate e cinco derrotas seguidas longe de seus domínios.
Três atletas voltam de suspensão e podem ser escalados pelo técnico Rafael Lacerda: o zagueiro Alvariño e os atacantes Ênio e Cocote voltam de suspensão. O atacante Dentinho vive processo de transição após lesão na panturrilha direita e está fora.
O Amazonas pode ir a campo em Campinas com: Marcão; Ezequiel, Miranda, Fabiano e Renan Castro; Luis Felipe, Cauan Barros e Diego Torres; Ênio, Matheus Serafim e Sassá.
Árbitro: André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
Árbitro Assistente 1: Ricardo Junio de Souza (MG)
Árbitro Assistente 2: Leonardo Henrique Pereira (MG)
Quarto Árbitro: Marianna Nanni Batalha (SP)
Assessor: Cleiber Elias Leite (GO)
Árbitro de Vídeo: Vinícius Gomes do Amaral (MG)
AVAR: Frederico Soares Vilarinho (MG)
Observador de VAR: Sílvia Regina de Oliveira (SP)