Pré-jogo: por vaga antecipada no mata-mata da Série D, Nacional busca vitória contra o Trem-AP
Líder do grupo A1, o Naça precisa de uma vitória simples sobre o lanterna neste sábado (1º) para se garantir na segunda fase com três rodadas de antecedência
O Nacional FC tem nas mãos a chance de assegurar a classificação antecipada à segunda fase da Série D do Campeonato Brasileiro de 2023 neste sábado (1º), quando terá pela frente o Trem-AP. A partida acontece às 15h (de Manaus), no estádio da Colina, e é valida pela 11ª rodada da competição nacional.
Os bilhetes para o torcedor acompanhar a partida custam R$ 20 (meia-entrada) e R$ 40 (inteira). O torcedor que estiver trajado com a camisa do Naça tem meia-entrada promocional garantida. As vendas de ingressos acontecem em três pontos físicos neste sábado: Sede Social do clube, Restaurante Miako e bilheteria da Colina a partir das 12h.
Nacional e Trem se enfrentaram no dia 27 de maio, pela quarta rodada do primeiro turno, e o Leão da Vila Municipal venceu por 1 a 0, com gol marcado por Ceará. Foi a primeira vitória da equipe amazonense como visitante nesta edição da Série D.
O Nacional viu chegar ao fim uma série invicta de sete jogos ao perder por 1 a 0 na última rodada para o São Raimundo-RR. A “gordura” na liderança diminiu de quatro para um ponto, mas o Leão da Vila Municipal confia na força atuando em casa, onde ainda não foi derrotado, para voltar ao caminho das vitórias e chegar aos 23 pontos.
O elenco do técnico João Carlos Cavalo foi reforçado nesta semana. O clube acertou a contratação do zagueiro Daciel por empréstimo junto ao Botafogo-PB. O defensor de 26 anos chegou, foi apresentado, treinou e está regularizado no BID da CBF, pronto para estrear com a camisa azulina.
Para o jogo que pode garantir a classificação, quem retorna ao time é Ítalo, depois de cumprir suspensão pelo terceiro amarelo contra o Mundão. Ele deve compor a dupla titular de volantes com Ícaro.
A lista de desfalques tem três nomes: o volante Alan Patrick foi expulso em Boa Vista e está suspenso; o atacante Gabriel Pereira está entregue ao departamento médico tratando de uma entorse no tornozelo direito, e o volante Jean Carlos, que será baixa novamente por conta de um estiramento no músculo adutor da coxa esquerda.
Gilmar deve retomar a vaga na lateral-esquerda. Com isso, Cavalo deve ter à disposição o time que engatou a boa sequência no início da competição. O provável Nacional para pegar o Trem tem: Jonathan; Clayton, Davy, Paulinho e Gilmar; Ícaro, Ítalo e Wendel Nery; Érico Jr, Hitalo e Iury Tanque.
A situação do Trem em relação à classificação é muito delicada e distante. A equipe ocupa a última colocação do grupo A1 com oito pontos, e precisaria de uma arrancada imbatível para chegar à segunda fase. Na rodada passada, a Locomotiva veio ao Amazonas e acabou perdendo de virada para o Princesa do Solimões nos últimos minutos.
No meio de semana, o Trem também foi derrotado pelo Campeonato Amapaense, por 2 a 1 para o Ypiranga-AP. Diante do Naça, surge a possibilidade de superar o momento ruim e tentar voltar a vencer.
O técnico Sandro Macapá pode repetir a base das últimas partidas e mandar a campo: Éder; Adriano, Cléberson, Rubran e Douglas; Tácio, Dudu e Edkleber; Foguete, Zé Artur e Leandro Cearense.
Quem comanda no apito é Michelle Peixoto Safatle, do Ceará. O restante da equipe de arbitragem será do quadro local do Amazonas. Os árbitros assistentes 1 e 2 escalados são Hugo Agostinho Chaves da Paixão e Whendell Saraiva da Silva. Rafael Ramos Tourinho é o quarto árbitro. Luis Cláudio Rodrigues da Costa fica como analista de campo.