Amazonas FCEsporte local

Pré-jogo: separados por um ponto na Série B, Amazonas FC e Botafogo-SP se enfrentam em Ribeirão Preto

Fora da zona de rebaixamento, a Onça-pintada ainda busca a primeira vitória fora de casa na competição contra um adversário direto na tabela

Com o intuito de buscar sua primeira vitória fora de casa, o Amazonas FC está em Ribeirão Preto (SP) para enfrentar o Botafogo-SP, em partida válida pela 15° rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O confronto entre as duas equipes acontece nessa sexta-feira (12), às 20h (horário de Manaus), no Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet.

Será o primeiro duelo entre as equipes na história. O encontro desta sexta terá transmissão ao vivo e com imagens nos canais Premiere, na TV por assinatura e streaming, TV Brasil, no sinal aberto, e no GOAT, gratuitamente no Youtube.

Estádio Santa Cruz/Arena Nicnet

Próximo do Amazonas na tabela, o Botafogo-SP também almeja subir na tabela. Na última rodada, derrota por 3 a 2 para o Ituano, fora de casa, mantendo a equipe na 14ª posição, com 17 pontos. Em casa na Série B, são duas vitórias, quatro empates e uma derrota.

A equipe do interior de São Paulo divide as atenções entre a Segundona e a Copa Paulista, competição que vale vaga na Copa do Brasil de 2025. Pela competição estadual, com um time alternativo, o Botafogo vem de goleada por 4 a 1 sobre o Comercial no meio de semana.

Quem comanda o Botafogo é o técnico português Paulo Gomes, que vive a primeira experiência no futebol brasileiro. Para pegar o Amazonas, ele conta com o retorno do atacante Emerson Negueba, que cumpriu suspensão em Itu e entrou em campo no clássico Come-Fogo. Em contrapartida, Matheus Barbosa, Lucas Dias e Leandro Pereira estão lesionados e vetados pelo departamento médico.

Português Paulo Gomes, técnico do Botafogo-SP

Com a abertura da janela de transferências, o clube anunciou três reforços: o lateral-direito equatoriano Herrera, o meia-atacante Luquinha, ex-Londrina, e que estava no Portimonense. Eles e o atacante Alexandre Jesus, emprestado pelo Fluminense, estão regularizados e podem estrear.

O Botafogo pode ir a campo com a seguinte escalação: João Carlos; Wallison, Fábio Sanches, Bernardo Schappo e Jean Victor; João Costa, Carlos Manuel e Gustavo Bochecha; Emerson Negueba, Douglas Baggio e Alex Sandro.

A “gangorra” do Amazonas na Série B parece não ter fim. A Onça-pintada saiu na frente, mas acabou perdendo de virada para o Vila Nova na rodada passada, em casa. Resultado que deixou o time aurinegro novamente ameaçado pela zona de rebaixamento, na 16ª colocação com 16 pontos. Para se afastar do Z4, terá que quebrar o jejum sem vencer fora de casa na Série B.

O técnico Rafael Lacerda conta com três retornos para esta partida: o lateral-esquerdo Fabiano, o zagueiro Miranda e o atacante Sassá voltam de suspensão e devem compor o time titular. Por outro lado, desta vez quem fica de fora por acúmulo de cartões é o lateral-direito Ezequiel e o meia Rafael Tavares.

A janela de transferências abriu no dia 10 e os reforços contratados podem jogar, mas nenhum deles foi regularizado no BID da CBF a tempo de participar desta partida. Sem Ezequiel e ainda Tiago Cametá, o técnico Rafael Lacerda terá que improvisar na lateral direita. Pará e Alvariño são os principais candidatos.

Sassá e Diego Torres devem ser titulares em SP; Ezequiel cumpre suspensão

Os atacantes Jô, com problemas no adutor da coxa esquerda, e Igor Bolt, com lesão no ligamento colateral medial do joelho esquerdo, estão fora de combate por tempo indeterminado. A boa notícia é o retorno do atacante Gustavo Ermel após nove meses de recuperação de uma cirurgia no joelho. Ele viajou com a delegação.

Outros dois jogadores deixaram o clube nesta semana. Após quatro jogos de ausência inexplicada, o lateral-direito Patric rescindiu oficialmente com o Amazonas e não faz mais parte do elenco. O volante Wendell, encaminhado para defender o Caxias-RS, também rescindiu o contrato nesta quinta-feira.

Uma provável escalação do Amazonas no Santa Cruz tem: Marcão; Pará (Alvariño), Miranda, Diogo Silva e Fabiano; Jiménez, Cauan Barros e Diego Torres; Matheus Serafim, Ênio e Sassá.

Autor do gol da equipe contra o Vila Nova, Rafael Tavares não enfrenta o ex-clube em Ribeirão Preto

Árbitro: Anderson Ribeiro Gonçalves (GO)

Árbitro Assistente 1: Tiago Gomes da Silva (GO)

Árbitro Assistente 2: Luciane Rodrigues dos Santos (SC)

Quarto Árbitro: Guilherme Nunes de Santana (SP)

Assessor: Jailson Macedo Freitas (BA)

Árbitro de Vídeo: Elmo Alves Resende Cunha (GO)

AVAR: Frederico Soares Vilarinho (MG)

Observador de VAR: Silvia Regina de Oliveira (SP)