Ícone do site Portal Esporte Manaus

Prefeitura de Manaus encerra 2ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais da Semed

Encerramento da 2ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais tem presença de medalhista amazonense nas Paralimpíadas

A 2ª edição dos Jogos Inclusivos Municipais (Jims), da Prefeitura de Manaus, encerrou, na manhã desta quinta-feira (19), na escola municipal de educação especial André Vidal de Araújo, localizada na rua da Penetração, s/nº, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O encerramento da competição, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), teve a presença da medalhista amazonense Maria de Fátima Castro, que conquistou a medalha de bronze, na categoria em levantamento de peso, nos “Jogos Paralímpicos Paris 2024”.

Os Jims são fundamentais para promover a inclusão e incentivar a participação dos alunos em práticas esportivas e de lazer, atendendo aproximadamente 3.500 estudantes na rede municipal. As competições, organizadas pela Coordenação de Esportes (Coordesp), e divididas por Divisões Distritais Zonais (DDZ), atendem diversas atividades recreativas e paradesportivas.

Para promover a inclusão em toda rede de ensino, a Semed atende deficiências intelectuais, sensoriais (visual, auditiva e surdocegueira), físicas, transtorno do espectro autista, deficiência múltipla, além de alunos com altas habilidades e superdotação. Esse atendimento abrange desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na oportunidade, o secretário de Educação em exercício da Semed, Lourival Praia, reforçou a importância da participação nos jogos dos alunos com deficiência. “Os jogos são fundamentais para promover a inclusão. Acreditamos que todos os estudantes têm o direito de praticar esportes. Já realizamos os jogos internos da Semed para alunos sem deficiência e, agora, concluímos este grande evento da rede de ensino do município. A participação das crianças com necessidades especiais é essencial, e muitos competem ativamente no Jims. Investir na educação especial é uma prioridade para nós, e, felizmente, temos colhido excelentes resultados”, garantiu o secretário Lourival Praia.

De acordo com a medalhista paralímpica Maria de Fátima Castro, a competição é uma oportunidade para os alunos sentirem a emoção de participar do esporte. “Estou muito feliz pelo convite e por fazer parte do evento. Para mim, é um momento especial, pois envolve pessoas com deficiência que, assim como eu, muitas vezes não tiveram oportunidades. Estou, realmente, entusiasmada por participar deste momento de promoção à inclusão de pessoas com deficiência na sociedade”, comentou a atleta.

Segundo Norma Iracema, mãe do aluno da EJA, Daniel Alexandre, a inclusão é fundamental, tanto para os alunos quanto para os pais e toda a equipe escolar. “Nós, pais, somos gratos aos professores pela contribuição ao crescimento de nossos filhos. É uma experiência que ajuda na integração social, psicológica e física, tornando esses alunos mais ativos e engajados na escola. A participação dos colegas e o apoio dos professores são essenciais, e é gratificante ver a felicidade deles nas atividades, o quanto curtem os jogos”, afirmou Norma.

Com informações da Assessoria de Comunicação

Sair da versão mobile