A atividade inaugural da modalidade contou com mais de 80 alunos. Aulas serão direcionadas a iniciantes e graduados de todas as idades
O jiu-jitsu chegou na Mini Vila Olímpica do Coroado. Na manhã desta terça-feira (10), a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME) deu o pontapé inicial da modalidade no núcleo do programa “Manaus Esportiva”, com um aulão gratuito para participantes de todas as idades.
Mais de 80 alunos marcaram presença e foram agraciados com as orientações dos mestres Ricardo Pina e Orley Lobato, que atuam como coordenadores da arte marcial no projeto.
Assim como a atividade inaugural, as inscrições para novos alunos são gratuitas, e podem ser efetuadas nas dependências da Minivila. As aulas para iniciantes serão às terças e quintas-feiras, das 10 às 12 horas. Já os graduados treinarão em sábados alternados.
Parte do “Manaus Esportiva”, as aulas de iniciação são voltadas para aqueles que são novatos na modalidade e querem desenvolvê-la, independente da faixa etária.
Os atletas mais experientes e aqueles que se destacarem entre os iniciantes serão direcionados a trabalhos específicos, com foco para representar a cidade em competições nacionais, por meio do programa “Manaus Olímpica”, como explica o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira.
“O núcleo vai receber atletas de iniciação e aqueles graduados que possam representar nossa cidade em competições nacionais, recebendo o apoio com passagens aéreas. Um dos principais vetores de educação é o esporte. Dentro disso, vem a disciplina, a arte marcial ensina muito. Pode ser que daqui saiam campeões mundiais futuramente”, destaca.
A chegada do jiu-jitsu à zona Leste da cidade caiu como uma luva para o autônomo Emanuel Barbosa, que levou os filhos Manuel e Saulo Henrique, de 11 e 7 anos, respectivamente, para o aulão. Ele espera e investe atenção para que os meninos possam evoluir e se tornarem grandes atletas da modalidade.
“Acho muito importante a iniciativa da Prefeitura de Manaus, de estar dando oportunidade aos atletas, visto que aqui no Amazonas, a comunidade do jiu-jitsu tem crescido bastante. Parabenizo a todos os envolvidos pelo apoio, tenho prazer de ver meus dois filhos participando, creio que eles seguirão engajados, vão treinar muito para dar resultado”, concluiu.
Com informações da Fundação Manaus Esporte (FME)