Presidente da FAF, Rozenha elogia criação do programa ‘CBF Transforma’ e gestão de Ednaldo Rodrigues
Criada pelo presidente da CBF, iniciativa chega para atender às necessidades específicas de cada região do país e possibilitar a execução de projetos de fomento do futebol
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) apresentou na última terça-feira (28/11), o Programa de Desenvolvimento CBF Transforma, projeto inovador para fomentar o desenvolvimento do futebol brasileiro. Presente na reunião de lançamento do programa, que contou com a participaçãode dirigentes de todas as federações estaduais, o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF), Ednailson Rozenha, elogiou a iniciativa criada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
“É incrível, o presidente Ednaldo, como sempre, extremamente sensível com o futebol de um Brasil mais profundo, de um Brasil que existe, mas é pouco visto, através de seu olhar, com muita sensibilidade está buscando o fomento, sobretudo, do futebol feminino. Nós estamos na luta de sediar a Copa do Mundo em 2027, e precisamos fortalecer muito o futebol feminino e, claro, as Federações são vitais nesse processo”, afirmou Rozenha que também parabenizou Ednaldo Rodrigues pelo trabalho à frente da CBF. “Então, o presidente, Ednaldo Rodrigues está de parabéns por essa gestão humana, pensada para o engrandecimento do futebol brasileiro e eu fico feliz de participar disso tudo, a Federação do Amazonas apoia direto a gestão do presidente Ednaldo, por entender que é uma gestão que atende os anseios do Brasil, sobretudo as regiões que mais precisam ser vistas, lembradas e impulsionadas. Estamos juntos nessa missão”, declarou o presidente da FAF.
O CBF Transforma nasce com o objetivo de transformar o futebol nacional e potencializar o seu impacto social, por meio de investimentos em projetos estratégicos de desenvolvimento, em parceria com federações e clubes. As Federações estaduais serão as principais parceiras da CBF na execução do programa, que vai investir R$ 200 milhões, ao longo dos próximos três anos, em seu primeiro ciclo.
Desenhado para promover o crescimento sustentável, a modernização e a profissionalização do jogo, em todas as suas dimensões, o programa chega para atender às necessidades específicas de cada região do país e possibilitar a descentralização de investimentos e a execução de projetos de fomento da modalidade. O projeto segue os exemplos da FIFA e da Conmebol, que operam os programas FIFA Forward e Conmebol Evolução.
Planejamento para 2024
Também presente na reunião de lançamento do programa, o Diretor de Competições da FAF, Cláudio Nobre, aproveitou a oportunidade para levar à CBF indicações de ajustes necessários ao calendário da Copa Verde 2024, para que os clubes amazonense participantes da competição não sejam prejudicados. Além disso, foi discutido entre FAF e CBF a possibilidade da realização da Copa da Amazônia, uma versão remodelada da extinta Copa Norte.
No próximo ano, o estado do Amazonas terá três representantes na Copa Verde. Além do atual campeão estadual, Amazonas FC e do vice-campeão, Manauara EC, o Manaus FC também estará na disputa em busca do primeiro título da competição para o estado.
Com informações da Assessoria de Comunicação da FAF