Caso aprovado, projeto de lei vai impedir que clubes condenados por esquemas nos jogos tenham acesso a recursos públicos
As recentes notícias de fraudes nos resultados de jogos de futebol voltaram a ganhar espaço no parlamento estadual do Amazonas. Nesta quarta-feira (26), o presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e deputado estadual, Ednailson Rozenha (PMB), demonstrou preocupação com os casos de manipulação nos jogos do Campeonato Amazonense.
Para impedir novos episódios, ele vai protocolizar um projeto de lei para proibir que entidades de práticas desportivas, profissionais e não profissionais, condenadas por manipulação de resultados tenham acesso a recursos públicos, como patrocínios, convênios, parcerias e chamamento ao público. A medida passa a valer após o trânsito em julgado na Justiça Desportiva durante o prazo em que durar a punição imposta.
“Nós vamos arranjar uma maneira de apertar ainda mais esse cerco para que a manipulação de resultados no Amazonas seja banida. A medida vai valer para qualquer situação em que o clube possa estar envolvido, mesmo que a diretoria não seja conivente porque, nesse caso, ela pode ser solidária com o que seus atletas estão fazendo”, afirmou o parlamentar.
O projeto ganhou o apoio dos demais parlamentares presentes no plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas.
Compromisso da CBF com o Amazonas
O futebol do Amazonas também ganhou destaque durante a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Na condição de presidente da Federação Amazonense de Futebol (FAF) e Membro Efetivo da Assembleia Geral da CBF, Rozenha representou o estado durante o evento, realizado na última terça-feira (25), no Rio de Janeiro. Segundo ele, a CBF e a Fifa têm um interesse especial pela causa indígena e pela inserção dos povos originários no futebol nacional.
“O presidente da CBF tem um assento muito importante na FIFA. É o primeiro brasileiro a ocupar um cargo na comissão geral do futebol mundial. Então, a CBF está nesse momento olhando para o Amazonas com outros olhos. O presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, deixou claro o compromisso com o futebol amazonense”, concluiu o mandatário.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Federação Amazonense de Futebol (FAF)