Ao todo, 15 atletas foram apresentados com os novos uniformes que serão usados na competição, além da comissão técnica
Com a meta de brigar pelo acesso à elite do voleibol nacional, a Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação Manaus Esporte (FME) apresentou oficialmente nesta terça-feira (18), elenco e comissão técnica do Manaus Vôlei para a disputa da Superliga B de voleibol masculino. A cerimônia contou com a presença do prefeito David Almeida.
Ao todo, 15 atletas (lista completa no fim da reportagem) foram apresentados com os novos uniformes que serão usados na competição. O treinador da equipe será Talmo Oliveira, ex-levantador e campeão olímpico com a Seleção Brasileira em 1992. Multicampeão também como comandante, o profissional de 53 anos irá trabalhar pela primeira vez no Norte do país.
“Nós estamos investindo mais uma vez, para ainda esse ano disputar a elite do vôlei nacional. Não pensamos em somente disputar, mas sim brigar pelas primeiras posições e os maiores êxitos. Junto da experiência da diretoria e a capacidade dos atletas e comissão, esperamos conquistar essa tão sonhada classificação por meio dessa competição”, detalhou o prefeito David Almeida.
A equipe amazonense estreia neste sábado (21/1), contra o Goiás Vôlei, às 18h (horário de Manaus), fora de casa. Confiante com a largada com resultado positivo, o diretor-presidente da FME, Aurilex Moreira, já prospecta a presença do público na primeira partida do Manaus como mandante, no dia 28, contra o Minas, na Arena Amadeu Teixeira.
“Nós como Fundação, juntamente com a Prefeitura de Manaus e o Governo do Estado estamos nos mobilizando para dar uma boa estrutura, uma boa casa para receber os atletas, para receber os jogos e principalmente receber o público. Essa equipe não vai servir somente para um resultado, um jogo somente, mas ele vai servir para deixar exemplos, pra mostrar que Manaus pode ser referência. Nosso sonho como a primeira equipe do Norte a fazer parte da Superliga B, é criar grandes referências e formar campeões desde a base, com os programas Manaus Esportiva e Manaus Olímpica, por exemplo”, disse.
Para chegar à segunda divisão, o Manaus Vôlei conquistou o acesso e o título inédito de uma das etapas da Superliga C, disputada em Manaus, em novembro de 2022. A campanha foi com 100% de aproveitamento, de cinco vitórias em cinco jogos.
A competição
A Superliga B de voleibol masculino vai de 21 de janeiro a 30 de março e terá a participação de 10 equipes: Manaus Vôlei-AM, Goiás Vôlei-GO, Azulim Gabarito/Monte Carmelo-MG, Aprov Chapecó-SC, Niterói-RJ, Araucária Vôlei-PR, Vôlei Futuro-SP, Joinville Vôlei-SC, Neurologia Ativa-GO e Minas T.C-MG.
Na primeira fase, os times jogam entre si, em turno único de nove rodadas. Na sequência, os quatro melhores colocados avançam para as semifinais, disputadas em melhor de três jogos. Já a final e a disputa do terceiro lugar acontecerão em jogo único.
Os finalistas garantem acesso para a Superliga A na temporada 2023/2024, enquanto as quatro equipes de pior campanha na fase inicial serão rebaixadas para a Superliga C. O técnico Talmo espera conta com a força da torcida local para empurrar a equipe amazonense em quadra.
“É uma honra poder estar à frente, trazendo um esporte de alto rendimento. Certamente vamos contar com o manauara para dentro do ginásio para explodir de felicidade, pra fazer o barulho, pra ser o nosso sétimo atleta dentro de quadra. Já tive a oportunidade de jogar em lugares completamentes lotados, isso faz uma diferença muito grande e pode ter certeza que vamos entregar o nosso melhor a cada dia, a cada treino e a cada jogo para que a gente consiga levar essa alegria do torcedor manauara, que é muito importante pra todo mundo”, disse o técnico Talmo Oliveira.
Confira o elenco do Manaus Vôlei para 2023:
Levantadores: Pedro William e João Pedro Matoso;
Opostos: João Vitor Rosa, Najari Fernandes e Bruno Pereira;
Centrais: Vicenzo Gherard, Marcos Madeira, Vitor Henrique, Tiago André e André Vicente;
Ponteiros: Emanuel Lucena, Kayque Calazans e Thiago Alves;
Líberos: Erick Klein e João Pedro Bonfim.
Confira o calendário de jogos do Manaus Vôlei na Superliga B:
1ª rodada – sábado (21/1)
Goiás Vôlei X Manaus Vôlei – Ginásio da Serrinha, Goiânia (GO), às 18h (de Manaus)
2ª rodada – sábado (28/1)
Manaus Vôlei X Minas T.C – Arena Amadeu Teixeira, Manaus (AM), às 18h30 (de Manaus)
3ª rodada – sábado (4/2)
Neurologia Ativa X Manaus Vôlei – Ginásio Poliesportivo da Cidade Jardim, Goiânia (GO), às 18h (de Manaus)
4ª rodada – sábado (11/2)
Manaus Vôlei X Joinville Vôlei – Arena Amadeu Teixeira, Manaus (AM), às 18h30 (de Manaus)
5ª rodada – quarta-feira (15/2)
Vôlei Futuro X Manaus Vôlei – Ginásio Dr. Plácido Rocha, Joinville (SC), às 18h (de Manaus)
6ª rodada – sábado (25/2)
Manaus Vôlei X Araucária Vôlei – Arena Amadeu Teixeira, Manaus (AM), às 18h30 (de Manaus)
7ª rodada – sábado (4/3)
Niterói V.C X Manaus Vôlei – Canto do Rio, Niterói (RJ), às 18h (de Manaus)
8ª rodada – quarta-feira (8/3)
Manaus Vôlei X Aprov Chapecó – Arena Amadeu Teixeira, Manaus (AM), às 18h30 (de Manaus)
9ª rodada – sábado (11/3)
Azulim Gabarito/Monte Carmelo X Manaus Vôlei – Ginásio Poliesportivo Raul Belém, Monte Carmelo (MG), às 15h (de Manaus)