Princesa busca empate, mas Fast vence nos pênaltis e encara o São Raimundo na final do Estadual sub-19
O Tricolor de Aço vencia por 2 a 0, o Tubarão foi valente e empatou, mas a eficácia na marca da cal classificou o Fast para defender o título na decisão
Por Luis Paulo Pantoja*
A final do Campeonato Amazonense sub-19 de 2022 será entre São Raimundo e Fast Clube. Na tarde desta sexta-feira (4), o Tricolor de Aço superou o Princesa do Solimões por 4 a 2 na disputa de pênaltis após um empate em 2 a 2, no Estádio Carlos Zamith, e garantiu passagem para a decisão. No tempo normal, Darlisom e Pantanal marcaram para o Tubarão do Norte, enquanto Allendy e Rory foram às redes pelo Fast, que vai defender o título da competição.
O jogo
Num primeiro tempo pegado e com muitas faltas, o gol saiu na única jogada de mais perigo, e foi do lado tricolor. José fez jogada individual pela esquerda, passou pela marcação, foi à linha de fundo e cruzou para o oportunista Allendy, que completou de bate-pronto para as redes, abrindo o placar para o Rolo Compressor aos 32 minutos.
O Princesa acordou no segundo tempo e teve duas boas oportunidades aos 10 minutos, primeiro com Raylison, que tentou surpreender Paulo e bateu direto pro gol, quando se esperava um cruzamento, mas o goleiro jogou pra escanteio. Na bola parada, o zagueiro Gabriel recebeu livre de marcação na pequena área, mas cabeceou pra fora. Porém, no minuto seguinte, o Fast mostrou eficácia e ampliou o placar.
Gustavinho pressionou a saída de bola do Princesa, roubou a bola, tabelou com Allendy, inverteu o jogo e achou Rory na entrada da área, o jovem teve tranquilidade para tocar rasteiro de canhota na saída do goleiro e fazer o segundo do Tricolor.
Para tentar botar fogo no jogo, o time de Manacapuru descontou aos 39 minutos. Darlisom foi derrubado por Ezequiel dentro da área e o pênalti foi marcado. O próprio camisa 9 foi pra batida e finalizou alto no canto direito, deslocando Paulo. Num final de jogo tenso, os técnicos das duas equipes acabaram expulsos.
Quando o Fast tentava se segurar, o Tubarão foi valente e buscou a igualdade aos 49 minutos. No abafa, Carlos dominou na entrada da área e ajeitou para Pantanal, que chutou com extrema felicidade e acertou o cantinho de Paulo, deixando tudo empatado e levando o jogo para os pênaltis.
Disputa de pênaltis
Na marca da cal, Gustavinho, José, Naimerson e Cocote converteram todas as quatro cobranças do Fast, que levou a melhor. Pelo Princesa, Fabrício e Carlos foram eficientes, mas Darlisom parou na defesa de Paulo, e Pedro isolou. Tricolor classificado ao vencer por 4 a 2.
A decisão
O Fast, que chegou a ser eliminado nas quartas de final, voltou à disputa e fará a final contra o São Raimundo, que tem 100% de aproveitamento. O Rolo Compressor ganhou a vaga do Sul América, excluído da competição pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Amazonas (TJD-AM) por escalação irregular de um atleta. A grande decisão será em jogo único, com data, local e horário a serem confirmados pela Federação Amazonense de Futebol (FAF).
*Supervisão e edição de Lucas Queiroz
Confira os gols e a disputa de pênaltis: