Sob nova direção, Tubarão do Norte se prepara para a disputa do Barezão e da Série D, na temporada que se aproxima
Dando início aos anúncios oficiais para a temporada de 2024, neste sábado (2), o Princesa do Solimões oficializou a contratação do treinador João Carlos Cavalo e da comissão técnica que comandará a equipe de Manacapuru. Com rica bagagem no futebol amazonense, Cavalo assume o Tubarão do Norte pela segunda vez na carreira.
De acordo com a diretoria do clube, o novo comandante fez parte da montagem do elenco do Princesa que disputará o Campeonato Amazonense e a Série D do Campeonato Brasileiro. Motivado para o desafio à frente do Tubarão, o treinador de 56 anos falou sobre as expectativas para e para a temporada.
É um grande desafio, principalmente porque o Princesa tem uma grande representatividade. Nos últimos anos, o clube teve boas participações nas competições que disputou, diante de uma competitividade intensa. Nossa ideia é procurar manter esse padrão, manter essa competitividade e procurar fazer uma campanha de excelência. E para isso, procuramos formar uma equipe que venha dar uma condição boa, que venha representar bem o nome do Princesa. Também vale a pena ressaltar o fato de nós termos conseguido formar um elenco competitivo para esse início de pré-temporada, onde já está praticamente tudo definido, a estrutura toda preparada e local para treino pronto. Então, isso com certeza vai facilitar o nosso trabalho. Agora é procurar dar uma resposta boa nos treinamentos e tornar essa equipe bem competitiva para nós estrearmos bem.
João Carlos Cavalo
Comissão técnica
Além de João Carlos Cavalo, o Princesa também anuncia a composição da nova comissão técnica, formada pelo auxiliar técnico, Cristiano Natal, o preparador físico Gilsomar Mello, o Tição, e o preparador de goleiros, Eli Nascimento, o Batata. Por sua vez, Cláudio Silva assume como executivo de futebol do clube.
Currículo do comandante
Multicampeão amazonense como jogador, João Carlos Cavalo iniciou sua trajetória como técnico no Rio Negro, em 2003. Posteriormente, o treinador comandou vários clubes do futebol baré, como São Raimundo, Fast, Nacional FC, Manaus FC e o próprio Princesa do Solimões. Fora do estado, Cavalo acumulou passagens por Rio Branco-AC, Uberlândia-MG e Brasiliense-DF, dentre outros clubes.
Em 2010, o novo comandante do Tubarão embarcou para os Emirados Árabes Unidos, onde teve sua primeira experiência internacional como treinador. Quatro anos, depois Cavalo adicionou ao currículo uma passagem pelo futebol mexicano, país em que exerceu a função de coordenador técnico do América B. Entre 2019 e 2021, o técnico ainda acumulou experiências no futebol feminino, onde comandou Iranduba e Recanto da Criança.
Na carreira, Cavalo já conquistou o Campeonato Amazonense em duas oportunidades: primeiro em 2005, com o Grêmio Coariense e depois em 2016, quando ajudou a tirar o Fast de uma longa seca de títulos. Em 2022, ele ainda comandou o Rio Negro no título da Série B do Amazonense e neste ano, esteve à frente do Nacional FC em uma campanha histórica na Série D, competição que chegou até as oitavas de final.
Com informações da Agência Esportiva LB