Quarto estrangeiro do elenco do Amazonas FC, Uchuari espera rápida adaptação ao Brasil: “Me acolheram da melhor maneira”
Experiente, meia equatoriano de 30 anos junta-se a Alvariño, Diego Torres e Jiménez entre os “gringos” do plantel da Onça-pintada
Na última terça-feira (9), o Amazonas FC anunciou mais três reforços para a sequência da Série B do Campeonato Brasileiro. Entre eles, o meia equatoriano Jonny Uchuari, contratado após passagem no Libertad de Loja, de seu país natal. Uchuari torna-se o quarto atleta estrangeiro do elenco do Amazonas.
“Feliz de poder estar aqui, é uma experiência bonita que me vai tocar vivê-la. Sabemos que o futebol aqui é muito bom. Estou com a melhor expectativa de poder cumprir os objetivos aqui neste clube. Espero retribuir essa confiança da comissão técnica, dirigentes, companheiros, com bom desempenho dentro do campo”.
Natural de Loja, cidade localizada no sul do Equador, Jonny Alexander Uchuari Pintado tem 30 anos e foi formado no LDU de Loja. Atuou nas categorias de base da seleção equatoriana no Sul- Americano e Mundial Sub-17 em 2011, além do Sul-Americano Sub-20 em 2013, e conta com duas convocações para a seleção principal.
Ainda no seu país de origem, Jonny defendeu LDU de Quito, Independiente del Valle, Deportivo Cuenca, El Nacional, Macará, Orense, Mushuc Runa e Libertad de Loja, último clube que defendeu, além de passagem pelo CA Morelia, do México. Pela primeira vez atuando no futebol brasileiro, Uchuari deu as primeiras impressões sobre a estadia em Manaus.
“A cidade é uma cidade muito bonita, muito acolhedora, o clima é muito quente, mas aos poucos vou me adaptando à cidade e sobretudo a expectativa que se tem no clube, uma expectativa muito positiva”, comentou.
A adaptação a um país diferente tende a ser facilitada a Uchuari com o auxílio no dia-a-dia de outros três estrangeiros que falam espanhol. No Amazonas, ele junta-se aos argentinos Ivan Alvariño e Diego Torres, e o paraguaio Jiménez. Ele ressalta que foi bem recebido por todos no clube.
“Eu tenho uma boa relação com eles desde o primeiro dia, e não só com eles, mas também com os outros jogadores que me acolheram da melhor maneira nesse clube. Bom, com eles por causa do espanhol, eu entendo um pouco mais, mas eu tenho uma boa relação com cada um dos companheiros”. concluiu.
A janela de transferências para clubes da Série B abre nesta quarta-feira (10). Uchuari e os demais contratados podem ser regularizados para ficar à disposição do técnico Rafael Lacerda. O Amazonas joga já nesta sexta-feira (12), contra o Botafogo-SP, fora de casa, pela 15ª rodada da Segundona.