Esportes Olímpicos

Quebras de recordes na natação marcam Campeonato Amazonense de Categorias

Competição aconteceu no Parque Aquático da Vila Olímpica de Manaus, com apoio do Governo do Amazonas

O Campeonato Amazonense de Categorias movimentou o circuito esportivo amazonense com o estabelecimento de mais de 36 novos recordes no final de semana, no Parque Aquático da Vila Olímpica de Manaus. O evento, que contou com apoio do Governo do Amazonas, marcou o encerramento do calendário esportivo da modalidade em 2022, reunindo mais de 250 atletas.

“Esses resultados estabelecidos só confirmam que o investimento do Governo do Amazonas é de suma importância para a evolução de cada atleta. Estaremos sempre apoiando competições como essas para que o estado esteja sempre no mais alto nível, com os nossos desportistas se destacando em competições nacionais e mundiais”, destacou Jorge Oliveira, diretor-presidente da Faar.

Organizado pela Federação Amazonense de Desporto Aquáticos do Amazonas (Fada) e chancelado pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o torneio aconteceu de quinta-feira a sábado (15 a 17/12) e contou com disputas nas categorias Mirim, Petiz, Infantil, Júnior e Sênior, em provas de 100 e 400 metros livre, 100 e 50 metros borboleta, 50 metros peito, 200 medleys absoluto e 100 metros costas.

Nadadora desde os 4 anos de idade, Kathleen Manoella, de 15 anos, é promessa no esporte e coleciona títulos inéditos no estado. A atleta estabeleceu novo recorde na competição, com a marca de 4m49s83, na categoria Júnior, nos 400 metros livre.

“Eu me sinto completamente feliz com esse resultado, e com todos os outros dessa etapa, nesse ano em especial completo 10 anos que pratico a modalidade. Por isso, meu sentimento é de gratidão e orgulho por todos os treinos realizados, pois essa marca é fruto de esforço e dedicação”, comemorou Kathleen Manoella, primeiro lugar nos 400 metros livre.

Além dos competidores locais a disputa contou com convidados vindos do estado de Roraima, que buscaram os melhores tempos e resultados. “A competição contou com atletas de ponta em busca das melhores colocações no ranking. Encerramos as competições do ano de 2022, sempre com o foco que esses esportistas estejam no mais alto nível para competições nacionais”, ressaltou Cláudia Nobre, presidente da Fada.

Resultado geral por equipes:

• Instituto Pedro Nicolas: 1.386,00
• Asa Aquática AM: 833,50
• Aquática Marinho: 681,00
• CTAM/SESI: 641,00
• Aquática Manaus: 229,00
• APABV – CTG: 175,00
• Aquática Nobre/Brinda/RN: 166,00
• Atlético Água Viva: 107,00

Com informações da Assessoria de Comunicação da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar)