Recanto/Nacional bate o Clipper por 4 a 1 e se classifica para as semifinais do Barezão feminino
Invicta na competição, a equipe confirmou o favoritismo e agora espera as vencedoras do duelo entre Penarol e Iranduba na próxima fase
Por Luis Paulo Pantoja*
O Recanto/Nacional é o primeiro time classificado às semifinais do Campeonato Amazonense feminino de 2022. Abrindo os jogos das quartas de final na manhã deste sábado (17), a equipe goleou o Clipper por 4 a 1, no estádio Carlos Zamith, e assegurou a continuidade na disputa. Jaqueline, Vaneza e Luzia (2) anotaram os gols do Recanto, enquanto Cássia, de pênalti, descontou para a Águia Dourada, eliminada da competição.
O jogo
Dono de grande campanha na primeira fase, o Recanto começou superior em campo, mais ofensivo, e logo no primeiro ataque, chegou balançando a rede. Num vacilo da zaga do Clipper, Jaqueline foi oportunista, Rayna recuou errada para a goleira Marilene, a bola pegou na trave e camisa 9 aproveitou o rebote de perna direita, fazendo 1 a 0.
O Recanto seguiu construindo, aos 14, cruzamento feito por Franceline, Luiza subiu no meio da área, mas parou na defesa da goleira Marilene, da Águia Dourada. A camisa 11 Luzia deu trabalho para a defesa do Clipper, se desmarcando bem. Aos 24, ela recebeu na intermediária e arriscou o chute forte, porém, mais uma vez a goleira Marilene mostrou atenção e fez a defesa.
Na parte final da primeira etapa, já aos 41 minutos, o Clipper reagiu de forma fatal. Em cruzamento na área, a bola explodiu na mão da lateral Suco, o juiz Tiago Taveira marcou pênalti. Cássia foi na cobrança e bateu com tranquilidade no canto direito da goleira Quezia, deixando tudo igual, 1 a 1. Fim de primeiro tempo.
Segundo tempo
Na etapa final, o nervosismo parecia atrapalhar algumas jogadoras, o jogo ficou truncado e um lance claro só surgiu aos 24 minutos, quando Karlinha – que entrou no intervalo-, recebeu na intermediária e acertou um chute forte, que explodiu no travessão do Clipper.
O Recanto se lançou ao ataque em busca da vaga e teve paciência para construir a jogada do gol. Aos 27 minutos, Vaneza recebeu na ultrapassagem, invadiu a área e finalizou de perna direita, com categoria, colocou a bola no fundo da rede, 2 a 1. A equipe seguiu superior na partida e não demorou para ampliar a vantagem. Aos 37, Suco se redimiu do pênalti cometido e cruzou na medida para Luzia, a atacante subiu sozinha e tocou de cabeça para fazer o terceiro.
Já nos acréscimos o gol da classificação, novamente com Luzia. Depois do cruzamento na área a atacante empurrou a bola pro fundo da rede colocando o Recanto na semifinal, coroando uma grande campanha das comandadas de Renata Costa, a Koki.
Próxima fase
Mirando uma vaga na Série A3 do Brasileirão como primeiro objetivo, o Recanto torce para as classificações de JC, 3B e Iranduba para alcançá-lo logo de cara. Na semifinal, a equipe enfrenta quem sair vencedor de Penarol e Iranduba, que duelam neste domingo, às 15h, no Estádio Floro de Mendonça, em Itacoatiara.
*Supervisão e edição de Lucas Queiroz