Esporte localMais LidasNacional FCRio Negro

Relembre como foi o último confronto amazonense na Copa do Brasil

(Foto: Divulgação)

O sorteio da Copa do Brasil 2022 realizado nesta segunda-feira (16), proporcionou o encontro dos dois representantes amazonenses logo na 1ª fase da competição. Com vantagem do empate para o Gavião, São Raimundo e Manaus se enfrentam na capital amazonense, em dia e horário ainda a serem definidos. E para entrar no clima do confronto caseiro, o Portal Esporte Manaus relembra a última vez que clubes amazonenses duelaram na maior competição eliminatória do país.

O último confronto amazonense na Copa do Brasil aconteceu em março de 2000, quando Nacional e Rio Negro protagonizaram um RioNal na competição nacional. O Naça era comandado por Marcos Magalhães, enquanto o Galo tinha como treinador Adinamar Abib. Naquele ano, a 1ª fase ainda era disputada em jogos de ida e volta, sem vantagens para nenhum dos times e sem o critério do gol marcado fora de casa.

No jogo de ida, as equipes empataram em 2 a 2. Aílton abriu o placar para o Naça e Vanílson empatou para o Galo, ainda no primeiro tempo. Já no final do jogo, Rogério Tatu colocou os azulinos mais uma vez à frente do placar, mas Manoel empatou para os alvinegros. Na volta, mais um empate, desta vez, em 1 a 1. Ao contrário do que aconteceu no primeiro jogo, quem saiu na frente no confronto decisivo foi o Rio Negro, com um gol de Ediglê, mas o Nacional empatou com Robertinho, que ainda foi expulso na partida.

Com mais uma igualdade, a vaga para a 2ª fase foi decidida nos pênaltis, ocasião em que o Leão da Vila Municipal levou a melhor, vencendo por 4 a 2. Na sequência da competição, o Naça caiu para o Remo por conta do critério dos gols fora de casa, após vencer por 3 a 2 na ida, em Manaus, e perder por 2 a 1 na volta, em Belém.

Na edição daquele ano, o São Raimundo avançou eliminando o Ypiranga-AP, após vencer por 3 a 1 no placar agregado. Na 2ª fase o Tufão goleou o Independência-AC por 7 a 2 no agregado e foi eliminado na fase seguinte para o Bahia, após perder por 6 a 3 no agregado.

Matheus Pereira

Graduado em jornalismo; 26 anos; desde 2020 no Esporte Manaus.