Remo goleia Manaus por 6 a 2 e pega o Brasiliense na final da Copa Verde
(Foto: Samara Miranda/Remo)
Com uma atuação avassaladora, marcando quatro gols em um intervalo de oito minutos no primeiro tempo, o Remo goleou o Manaus por 6 a 2 na tarde desta quinta-feira (18), em Belém, e garantiu a vaga na final da Copa Verde de 2020 para pegar o Brasiliense, que venceu o Vila Nova nos pênaltis na outra semifinal. Os gols do Leão Azul foram marcados por Hélio, duas vezes, Lucas Siqueira, Wallace, Tiago Miranda e Lailson. Luis Fernando e Diego Rosa diminuíram para o Manaus, que se despede da competição e volta as atenções ao Campeonato Amazonense.
O jogo
Como se esperava em virtude do mando de campo, o Remo começou tomando as ações. Aos 2 minutos, o lateral Wellington Silva, autor do gol no jogo de ida, apareceu logo no início do jogo e deu início aos trabalhos, puxando pra canhota e finalizando de fora da área para defesa do goleiro Rafael.
O Manaus subiu a marcação e equilibrou o jogo tentando chegar ao ataque principalmente pela direita, com Edvan e Erivelton, mas não conseguiu ameaçar o gol de Vinícius. A partir dos 15 minutos, um apagão aconteceu na defesa do Manaus e o Remo aproveitou para abrir uma grande vantagem no placar.
O primeiro gol saiu em jogada individual de Augusto pelo lado esquerdo, ganhou na velocidade de Edvan e rolou para Hélio empurrar pro gol na pequena área. No minuto seguinte, Hélio marcou de novo, num lance muito semelhante ao do primeiro gol, com Lucas Siqueira escapando pelo lado esquerdo, deixando a defesa do Manaus na saudade e rolando pro camisa 7 fazer o segundo gol.
Com a defesa do Manaus desatenta, aos 18, o Leão Azul ampliou com o capitão Lucas Siqueira, de cabeça no segundo pau, aproveitando cruzamento de Marlon, novamente pelo lado direito da defesa do Gavião. Quando o Manaus parecia que iria tentar reagir, veio o quarto golpe cinco minutos depois. Wellington Silva lançou Lucas Siqueira nas costas da zaga, que tocou para o lado na saída de Rafael para Wallace, que ainda driblou Edvan e rolou com tranquilidade no gol vazio.
Com quatro gols de desvantagem, o Manaus partiu pra cima e ensaiou uma pressão para diminuir o prejuízo, mas Vinicius fechou a meta azulina nas finalizações à longa distância de Edvan e Davis. A equipe de Luizinho Vieira ficou rodando a bola buscando um espaço na defesa do Remo, mas não conseguiu furar o bloqueio. Confortável na partida, o Remo manteve a postura e o ritmo até o fim da primeira etapa, mas não voltou a marcar, fechada a conta nos primeiros 45 minutos.
Segundo tempo
O Manaus voltou do intervalo um pouco mais agressivo pressionando a saída de bola do Remo para tentar encontrar um gol e ganhar uma sobrevida na partida. Philip recebeu em velocidade na direita, puxou pra canhota e finalizou por cima aos cinco minutos.
Na bola parada, o Manaus conseguiu diminuir o placar aos 10 minutos, Douglas Lima cobrou escanteio na cabeça de Luís Fernando, que subiu junto da defesa do Remo na pequena área e testou pro gol, fazendo o 4 a 1. Mostrando uma postura diferente, mas ainda errando muitos passes, o Manaus ia tentando construir as jogadas. Aos 15 minutos, Diego Rosa invadiu a área, dividiu com o zagueiro Fredson e o árbitro assinalou pênalti. O próprio camisa 7 cobrou deslocando Vinicius, 4 a 2.
Aos 19, Gabriel Davis teve a chance de fazer o terceiro do esmeraldino quando recebeu na área de frente para o goleiro, mas finalizou mal e isolou. A classificação que parecia encaminhada para o Remo, assustou a equipe, que tratou de equilibrar as ações e voltar pro jogo com uma nova blitz no ataque, mas a pontaria já não era afiada como a do primeiro tempo. Aos 35 minutos, Dioguinho enfiou para Warley, que tocou na saída de Rafael, o assistente chegou a correr pro meio do campo para confirmar o gol, mas voltou atrás e anulou o gol.
Contudo, numa clara demonstração de nova desatenção, o Manaus ainda sofreu mais dois gols, que mataram qualquer chance de reação. Aos 37, Luís Fernando tentou sair jogando, se atrapalhou com a bola, acabou desarmado e Tiago Miranda fez o quinto. Aos 43, Gedoz invadiu a área pela direita e rolou para Lailson, de carrinho, fechar a conta e selar o 6 a 2 no placar, Remo classificado para a final.