Atual campeã estadual, a treinadora destacou as maneiras que o clube tem encontrado para contornar as dificuldades à caminho da estreia na terceira divisão nacional
A cada dia mais perto da estreia no Campeonato Brasileiro Feminino Série A3, o Recanto/Nacional segue se preparando para a competição nacional. No último domingo (26), a equipe realizou um jogo-treino diante do 3B da Amazônia e acabou derrotada por 3 a 1. Apesar do resultado, a treinadora do Recanto, Renata Koki avaliou de forma positiva a atividade.
“O jogo de hoje serviu pra gente ver bastante coisa, ter a resposta do que temos treinado, o que podemos melhorar. E o jogo-treino de hoje foi tão bom pra gente quanto pra elas. Tivemos bastante chances de fazer gol, tivemos erros de saída de bola e individuais, mas no todo, eu saio feliz com o jogo de hoje, porque embora tenhamos perdido, temos muitas coisas que podemos tirar de positivo”, analisou.
A Série A3 tem previsão de início no dia 15 de abril, mas até o momento, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) ainda não divulgou a tabela da competição. Koki falou sobre como a equipe tem se preparado mesmo sem saber o adversário que enfrentará na primeira fase da terceira divisão nacional.
“A gente tem tido muita dificuldade em relação às chuvas, de não ter campo pra treinar, mas mesmo com as dificuldades, temos conseguido treinar e não ter a tabela nos atrapalha muito, não saber o adversário, temos uma noção, mas não temos a certeza. Mas estamos trabalhando para o primeiro jogo, tentado trabalhar taticamente, tecnicamente e todos os aspectos do futebol para que a gente possa ter uma equipe forte para o início do campeonato”, destacou.
Atualmente, o elenco do Recanto/Nacional conta com 16 jogadoras, um número considerado baixo se comparado aos padrões das demais equipes. A comandante do clube explicou que o clube segue em busca de reforços, mas que tem encontrado certa dificuldade por conta de uma particularidade da competição que irá disputar.
“Hoje temos um elenco reduzido, estamos buscando até mesmo outras atletas e o que dificulta muito é o fato da Série A3 ser um campeonato de mata-mata, então a atleta as vezes não quer vim pra um campeonato como esse sem estabilidade. Mas eu estou feliz com as atletas que temos hoje, elas têm entendido bem a forma de trabalho, abraçado a metodologia que temos colocado durante os treinamentos. E as atletas que forem chegar queremos que agreguem junto ao trabalho e não deixe cair”, concluiu.
Atual campeão amazonense, o Recanto será um dos representantes do estado na Série A3, competição que dá acesso à segunda divisão nacional, onde estão 3B da Amazônia e JC, outros dois representantes amazonenses no Campeonato Brasileiro. Há ainda a indefinição quanto à participação do Iranduba na terceira divisão, haja vista que o clube foi punido pelo TJD-AM por 900 dias, por conta de manipulação de resultados cometido pelo time masculino.