Resultados do domingo na A2 classificam Iranduba para o mata-mata
(Foto: Antônio Assis/FAF)
A goleada do Iranduba sobre o Assermurb-AC no último sábado (5), por 5 a 0, colocou a equipe muito próximo da vaga às oitavas de final da Série A2 do Brasileirão feminino. Neste domingo (6), com os demais resultados da 4ª rodada da competição, a classificação se confirmou. Com isso, além de se manter vivo pelo sonho de retornar à elite, o Iranduba garantiu calendário nacional para 2022.
Para o próximo ano, a CBF anunciou a criação da Série A3, uma nova competição na categoria. As equipes que não alcançarem classificação para a fase de mata-mata da A2 deste ano, estarão automaticamente deslocadas para a terceira divisão no ano que vem. Como era feito anteriormente, o campeão estadual garantia vaga na Série A2, com a criação da A3, as vencedoras irão diretamente para ela, ou seja, o Iranduba se manteve na segundona, visto precisaria conquistar o título amazonense novamente para chegar a uma competição nacional e ainda começar pelo último escalão.
Com oito pontos somados, o Hulk da Amazônia se juntou a Esmac-PA, Real Ariquemes-RO, Fortaleza, Ceará, Botafogo-PB, RB Bragantino, Fluminense, Atlético-MG e Athletico-PR na segunda fase. O JC, outro representante amazonense na competição, tentará classificação ainda na última rodada, que será disputada somente no próximo dia 18. O técnico do Iranduba, João Carlos Cavalo, comemorou a vaga antecipada e pregou foco para a partida de encerramento da primeira fase, que pode render até a liderança, a equipe encara as as rondonienses do Ariquemes, vice-líderes da chave, fora de casa.
“Importante pra gente, trazer uma tranquilidade a mais, desde que começamos o trabalho, nosso pensamento era classificar. Caímos em um grupo muito equilibrado, competitivo, com Real Ariquemes, Esmac. Graças a Deus com uma rodada de antecedência, a gente consegue esse primeiro passo, ainda temos praticamente 15 dias até o próximo jogo contra o Ariquemes, um jogo importante, que precisamos manter a performance, fazer um bom jogo, manter o nível de concentração. Nesse jogo precisamos jogar bem para irmos ao mata-mata com a motivação elevada, com confiança”, disse.
Rebaixado na temporada passada, o Iranduba se garantiu, no mínimo, na segunda divisão em 2022. Na visão de Cavalo, a possibilidade de calendário cheio em 2022 traz uma tranquilidade maior para um pensamento à longo prazo, como um retorno à elite.
“Pudemos manter um calendário, caso não venha a classificação para a A1, podemos nos preparar melhor para o ano que vem. Mas o pensamento agora é manter os pés no chão, focar no próximo jogo, ver quem será nosso adversário e trabalhar, pensando positivo sempre, que assim conseguimos nossos objetivos, que é levar o Iranduba de volta à primeira divisão”, finalizou.