Rio Negro Challenge volta com cinco provas e um desafio internacional, neste fim de semana
São mais de 300 atletas confirmados em dois dias de disputas, partindo da praia da Ponta Negra e desafiando os participantes
Tudo pronto para o maior evento de águas abertas do Norte do Brasil, no complexo turístico Ponta Negra, zona Oeste. Com mais de 300 atletas inscritos para esta etapa, o Rio Negro Challenge abre as suas disputas no sábado (15), com as provas Fast 1000, Curumim e o Relay 500 (revezamento). No domingo (16), é a vez das provas de 2 e 4 quilômetros, fechando com o Desafio Internacional Manaus, que contará com atletas de elite do Brasil, Espanha, Venezuela, França. O Rio Negro Challlenge 2022 contará ainda com a presença da campeã olímpica Ana Marcela Cunha.
O Rio Negro Challenge tem apoio da Prefeitura de Manaus por meio da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult). A abertura do Rio Negro Challenge será no sábado. O check-in começa às 6h e vai até às 7h. O aquecimento será das 6h20 até as 6h50. O Fast 1000, primeira prova do evento, terá largada às 7h. A prova Curumim – destinada à criançada – será às 7h40. A última prova do dia será o Relay 500, o já tradicional revezamento do Rio Negro Challenge.
No domingo é a vez das provas de 2 e 4quilômetros. O check-in começará também às 6h e vai até as 7h. O aquecimento será das 6h20 às 6h50. Às 7h acontece a primeira largada, na prova de 2 quilômetros. Dez minutos depois largam os atletas que vão nadar a prova de 4 quilômetros. A programação será encerrada com o Desafio Internacional Manaus, que tem início às 8h30.
O criador e organizador do Rio Negro Challenge, Pierre Gadelha, ressalta a importância do evento para a difusão da natação em águas abertas do Brasil. “O Rio Negro Challenge é hoje o evento de águas abertas mais importante do Norte do Brasil e um dos maiores do País. Não é por acaso que recebemos atletas de várias partes do Brasil e do mundo, que estão vindo competir aqui, na nossa cidade, porque eles sabem da qualidade do nosso evento”, celebra Pierre.
Tarde de autógrafos
Quem volta a marcar presença no Rio Negro Challenge é a agora medalhista olímpica e campeã mundial de natação em águas abertas, a baiana Ana Marcela Cunha. Ela participará de uma tarde de autógrafos (entre às 17h e 18h) na Faculdade Martha Falcão, em Adrianópolis, zona Centro-Sul, quando será realizada a entrega dos kits para o evento.
Desafio internacional
O desafio internacional terá três duplas. Bruce Hanson e Beatriz Dizotti representam o Brasil; Alex Reymound e Lisa Pousa representam a França. Para quem não lembra, Reymound é bicampeão mundial na prova de 25 quilômetros. Ele aproveitou a passagem pela capital amazonense para participar do desafio Amazon Challenge, onde nadou 30 quilômetros nesta sexta-feira,14. A terceira dupla do desafio é formada por Ronaldo Zambrano, da Venezuela, e Jimena Perez, da Espanha.
A prova será um revezamento no qual cada nadador vai dar duas voltas no circuito de 1,5 quilômetros. O primeiro nadador fará a primeira e a terceira voltas. O segundo nadador de cada equipe nadará a segunda e a quarta voltas, até que os dois percorram a distância de 6 quilômetros.
Com informações da Assessoria de Imprensa do evento