Ícone do site Portal Esporte Manaus

Rodrigo Guedes mira reestruturação do Tufão: “Não temos um centavo em caixa e sequer bola pra treinar”

(Foto: Arquivo pessoal)

O São Raimundo anunciou oficialmente na última terça-feira (14), o vereador de Manaus, Rodrigo Guedes como novo diretor de futebol do clube. O profissional retorna ao Tufão após fazer parte da gestão, que levou o clube de volta às competições nacionais.

Em entrevista ao Portal Esporte Manaus, Rodrigo Guedes afirmou que o convite para assumir a gestão de futebol do São Raimundo aconteceu de forma natural, por conta da passagem anterior, e revelou ainda que o clube se encontra sem nenhum recurso e nenhuma estrutura, mesmo após a classificação para Copa do Brasil, Série D do Campeonato Brasileiro e Copa Verde.

“Não temos absolutamente nenhum centavo em caixa, nem bola, nem material para treino, não temos absolutamente nada. O que entrou de recurso não está mais disponível para nenhum investimento no time, então estamos começando absolutamente do zero. Não temos sequer bola ou cone para treinar, também não temos campo ainda e vamos atrás de tudo”, declarou.

No mês passado, o São Raimundo comunicou que 70% do valor recebido pela participação na Copa do Brasil 2022 foi bloqueado pela Justiça. A quantia bloqueada é de R$392 mil, do total de R$560 mil recebidos da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). De acordo com o clube, o bloqueio ocorreu em razão de um processo movido pela Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol (Fenapaf), referente a direitos de imagem pela transmissão dos jogos da Série B do Campeonato Brasileiro de 2002.

Rodrigo Guedes participou da gestão do clube no Campeonato Amazonense 2021 (Foto: Arquivo pessoal)

Reorganização

Guedes destaca que, além do planejamento e montagem do elenco para 2022, a prioridade e o diferencial que buscará em sua gestão é organizar o time e organizar a gestão. Para o novo diretor do Tufão, o clube vem sendo mal administrado há vários anos.

“Há 15 anos que o São Raimundo não tem uma gestão profissional, não tem uma gestão com planejamento, é tudo feito de forma desorganizada. É tudo muito mal planejado, muito mal gerido e com muita desorganização. O São Raimundo do ponto de vista burocrático e como uma empresa está totalmente desorganizado, sem documentação, sem certidões e endividado”.

Especialista em Gestão Pública pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Rodrigo Guedes destaca que a missão agora é reorganizar a gestão do clube e fazer o que for possível para que os atletas possam ter tranquilidade para fazer seu papel dentro de campo. Mesmo com um trabalho árduo pela frente, o diretor mira resultados positivos da equipe sob sua gestão.

“Agora é a hora de tentarmos resgatar a parte profissional da gestão para também motivar o time, pagar as contas e salários em dia, porque precisamos fazer fora de campo tudo que estiver ao nosso alcance para que eles possam dar o resultado em campo e o resto é questão de futebol, que não temos como garantir. Mas se Deus quiser traremos esse ano para a torcida do São Raimundo bons resultados e também vamos manter o nome do São Raimundo lá em cima e não mais descendo para o fundo do poço, mas sim ficando no mínimo entre os melhores times do Amazonas e se mantendo nas competições nacionais”, destacou.

Sede do São Raimundo, localizada no bairro de mesmo nome, em Manaus (Foto: Clóvis Miranda)

Montagem do elenco

Sem dinheiro em caixa, Guedes afirma que a nova gestão vai agora correr atrás de tudo, desde os patrocínios, e fazer o necessário para que os jogadores tenham o mínimo de condições de trabalho. Ele admite que o trabalho de montagem do elenco está bem atrasado e afirma que a torcida pode esperar um time coeso, dentro das possibilidades do clube.

“Vamos montar um time sem muitos nomes de peso nacional, mas com nomes com boa avaliação do técnico Sérgio Duarte. Tenho feito tudo em conjunto com ele para que tenhamos um time que motive a torcida com nomes de certo peso, mas sem ficar aqueles buracos de folha de pagamento. Não adianta eu ter um cara muito bom e o resto do time muito aquém, então não queremos anunciar um nome de peso para agradar a torcida, queremos montar um time coeso para conquistarmos pelo menos o mesmo resultado que tivemos em 2021”, declarou.

Diretor se reuniu com o técnico Sérgio Duarte na última terça-feira (14) (Foto: Divulgação)

Apoio da torcida

Antes do anúncio oficial do São Raimundo, Rodrigo Guedes recebeu apoio de muitos torcedores e de torcidas organizadas do clube. Ex-morador do bairro de mesmo nome e torcedor do Tufão, Guedes conta que tem uma relação muito boa com a torcida por conta do trabalho realizado em 2021.

“Conseguimos fazer com que o time volte ao cenário nacional após 15 anos, através de uma estratégia de gestão, de trabalho, de união do time e de profissionalismo. Então a torcida tem uma relação muito boa comigo e eu com a torcida. Eu não posso garantir nenhum resultado, mas posso garantir para a torcida muito profissionalismo e seriedade na condução dos trabalhos aqui no São Raimundo”, afirmou.

Sair da versão mobile