Barezão 2025Esporte localPrincesa do SolimõesRPE Parintins

RPE Parintins vence o Princesa por 2 a 1 e garante vaga nas semifinais do primeiro turno do Barezão 

Apesar da vantagem do empate, o Tourão fez o “dever de casa” no Zamith e será o adversário do Manaus nas semifinais

A última vaga na semifinal do primeiro turno do Campeonato Amazonense 2025 é do RPE Parintins. Na tarde deste domingo (16), o Tourão venceu o Princesa do Solimões por 2 a 1, no estádio Carlos Zamith, e garantiu a classificação. Wesley e Dieter, contra, fizeram os gols do Tourão, enquanto Tico marcou para o Tubarão, que se despede da disputa e volta no segundo turno.

O jogo

O Parintins, mesmo com a vantagem do empate para avançar, adotou uma postura mais ofensiva, buscando um jogo direto, enquanto o Princesa do Solimões optava por uma abordagem mais paciente. Logo aos cinco minutos, Rodriguinho carregou pelo meio e tocou para Wesley, que viu espaço e arriscou de longe. A bola passou perto da meta de André Regly.

Aos 23 minutos, Gabriel Fonseca tentou um passe em profundidade para Dagson, mas a defesa do Princesa interceptou parcialmente. A bola ficou viva na área, e Wesley Ribeiro se antecipou, roubou a posse, invadiu a área e bateu cruzado rasteiro de perna direita para abrir o placar no Zamith.

Quase no fim do primeiro tempo, aos 43 minutos, Dagson recebeu passe na linha de fundo, aplicou um belo drible no marcador e bateu colocado de perna esquerda. A bola explodiu no travessão de Regly. Dois minutos depois, em um lateral cobrado direto para a área, Sibito escorou para trás, Rodriguinho dominou e bateu rasteiro. André Regly se esticou no canto esquerdo e fez grande defesa, evitando o segundo gol do Parintins.

Segundo tempo

O técnico alvirrubro Mastrillo Veiga voltou do intervalo com uma alteração, e ela foi decisiva logo no primeiro minuto de jogo. Na primeira ação dentro do jogo, Tico se movimentou nas costas da marcação pela direita e Índio lançou, o ponta dominou de pé direito já tirando do marcador e finalizou rasteiro de perna canhota, acertando o canto direito de Matheus Carlos. Tudo empatado.

Pelo restante do segundo tempo, o cenário foi o Princesa tentando pressionar para buscar o único resultado que lhe interessava: a virada. Já o Parintins se defendia de todo jeito para segurar o empate, que lhe favorecia. Aos 26 minutos, Dedê carregou pelo meio e achou Felipe André na meia-lua, o camisa 9 fez o pivô para Índio chegar chutando de frente. Matheus Carlos caiu para fazer a defesa.

Em uma das únicas chegadas ofensivas na etapa complementar, o Parintins contou com uma colaboração do Prjncesa para fazer o gol da vitória. Escanteio batido pra área no segundo poste, Inácio Neto escorou pro meio da área, o zagueiro Dieter trombou com André Regly e acabou marcando contra, aos 45 minutos.  

O Caboco do Jogo

Ao final do duelo, o zagueiro Douglas, do RPE Parintins, foi eleito o “Caboco do Jogo”, premiação oferecida pela Federação Amazonense de Futebol (FAF) ao melhor jogador da partida, por meio de votos de três profissionais de imprensa presentes no estádio.

Panorama e próximas partidas

Com a classificação garantida, o RPE Parintins agora encara o Manaus em uma das semifinais. Novamente em jogo único, o duelo será realizado no próximo domingo (23), às 17h, na Arena da Amazônia. Em caso de empate nesta fase, o classificado será definido nos pênaltis.

Já o Princesa do Solimões se despede da disputa do primeiro turno e terá alguns dias livres para se preparar visando o segundo turno. A equipe volta a campo contra o mesmo RPE Parintins, fora de casa, com detalhes a serem definidos a partir do desenrolar do calendário.

Melhores momentos