De volta à competição nacional após 15 anos, o Tufão da Colina venceu duas das oito estreias. Duelo de 2022 é local diante do Manaus
Atual vice-campeão amazonense, o São Raimundo inicia nesta quinta-feira (24) sua caminhada na Copa do Brasil de 2022. O adversário desta primeira fase é o Manaus, um velho conhecido do cenário local. A bola rola às 15h30 (de Manaus), no Estádio da Colina. O duelo é único, o mando é do Tufão, mas o Gavião tem a vantagem de poder avançar com um empate, ou seja, ao time da casa a missão é vencer ou vencer.
O São Raimundo representou o Amazonas na competição nacional em outras oito oportunidades. O histórico das estreias aponta duas vitórias, dois empates e quatro derrotas. A última participação do clube na Copa do Brasil foi há 15 anos, em 2007. No geral, o São Raimundo tem 9 vitórias, 3 empates e 10 derrotas, com 32 gols feitos e 38 sofridos.
Vale lembrar que as edições anteriores tinham outro formato, o visitante poderia eliminar o jogo de volta caso vencesse por dois gols de diferença na casa do adversário. Relembre uma a uma as partidas de estreia do Tufão na Copa do Brasil.
1998 – São Raimundo 0 x 1 Botafogo
Em sua primeira participação, em 1998, o São Raimundo perdeu para o Botafogo por 1 a 0, em pleno Vivaldão. O gol do Fogão foi marcado por Tico Mineiro, de pênalti. No jogo de volta, em Niterói, o Alvinegro Carioca goleou com facilidade por 4 a 0, despachando o time amazonense.
1999 – São Raimundo 1 x 2 Palmeiras
Novamente no Vivaldão, que teve cerca de 17.500 torcedores, o São Raimundo enfrentou o Palmeiras, que viria a ser campeão da Libertadores da América naquele ano. Com Luiz Felipe Scolari no comando, o Verdão venceu com gols de Zinho, de falta, e ampliou com Alex, de cabeça.
O Tufão diminuiu com Luís Cláudio e conseguiu levar o jogo de volta ao Parque Antarctica. Em São Paulo, o Palmeiras voltou a vencer por 3 a 1 e deixou o time de Aderbal Lana pelo caminho.
2000 – Ypiranga-AP 0 x 0 São Raimundo
Já com o primeiro título de Copa Norte na galeria, conquistado no ano anterior, o São Raimundo emendou sua melhor campanha na Copa do Brasil, no ano 2000. Na estreia, empate sem gols no Glicerão, em Macapá, diante do Ypiranga. Em Manaus, vitória do Alviceleste por 3 a 1 e pela primeira vez o clube avançou de fase na competição. Na segunda fase, o Tufão passou pelo Independência-AC e foi eliminado na terceira eliminatória pelo Bahia.
2001 – Rio Negro-RR 1 x 2 São Raimundo
Depois de três participações, o São Raimundo enfim venceu numa estreia de Copa do Brasil. No Estádio Canarinho, em Boa Vista, o Tufão bateu o Rio Negro por 2 a 1 e selou sua classificação à segunda fase ao golear no jogo de volta em Manaus por 6 a 0. Na fase seguinte, a equipe caiu para a Portuguesa.
2002 – São Raimundo 1 x 1 América-RN
Já tricampeão do Norte, o São Raimundo estreou na edição empatando com o América-RN, em casa. Na volta, perdeu por 3 a 0 fora de casa e deu adeus à disputa.
2003 – São Raimundo 2 x 0 São Paulo
Esta talvez seja a principal partida do clube na história da competição nacional. Com o Vivaldão lotado, o Tufão bateu o badalado São Paulo, de Kaká, Luis Fabiano e Rogério Ceni por 2 a 0, com gols de Guará e Delmo, com direito a “Olé” do torcedor amazonense. Na volta, o Tricolor não teve piedade, devolveu 6 a 0 e ficou com a vaga da segunda fase.
2005 – Ypiranga-AP 2 x 0 São Raimundo
Fora de casa, o São Raimundo não começou bem a temporada de 2005, perdendo para o Ypiranga por 2 a 0, e acabou eliminado da primeira fase mesmo vencendo em casa na volta por 3 a 1, pelos critérios de desempate, do gol qualificatório do time amapaense em solo amazonense.
2007 – Ananindeua-PA 2 x 0 São Raimundo
Há 15 anos, acontecia a última estreia do Tufão na competição. No Pará, a equipe perdeu para o hoje inativo Ananindeua por 2 a 0. A equipe até venceu a volta por 1 a 0, mas não foi suficiente para avançar à segunda fase.