(Foto: João Normando/FAF)
O mundo do futebol perdeu mais uma figura notável na manhã desta quarta-feira (3). O treinador Ruy Scarpino, de 59 anos, faleceu em um hospital particular de Manaus por complicações causadas pela covid-19. O último trabalho do capixaba foi à frente do Amazonas FC na disputa do Campeonato Amazonense de 2020, realizado no começo deste ano.
Na partida diante do Penarol, em Itacoatiara – que decretou a eliminação da equipe na competição -, Scarpino não comandou a equipe à beira do gramado por ter tido um mal súbito, dias depois foi confirmado o diagnóstico da doença. No último dia 24, Scarpino entregou o cargo e ainda com o aparato do clube, foi internado com dificuldades respiratórias logo depois. No último domingo (28), a situação se agravou, o treinador foi transferido para a UTI e teve de ser entubado, até não resistir na manhã desta quarta.
Ex-goleiro de vários times do futebol brasileiro nas décadas de 80 e 90, como Ferroviária-SP, Mirassol-SP, Rio Branco-ES, Portuguesa-SP e Moto Club-MA, Scarpino teve uma carreira de sucesso na função de treinador, passando por Grêmio Barueri, Ceará, Red Bull Brasil, Cuiabá entre outros. No currículo vitorioso, faturou Campeonato Paulista e Série C pelo Ituano, três vezes o Campeonato Maranhense por Moto Club e Imperatriz, Campeonato Piauiense pelo Altos, além de alguns acessos de divisão. Ele havia acertado sua vinda ao Amazonas ainda em agosto de 2020, mas só estreou este ano. Pela Onça Pintada, foram uma vitória e duas derrotas em seu único trabalho realizado na região norte do país.